Recentemente a Associação Rio-grandense de Apoio ao Diabético - ARAD Cerro Largo, recebeu recursos do Poder Judiciário, no valor de R$ 10.000,00, para a efetivação de projeto de cunho social/saúde.
Esses recursos são provenientes de verbas depositadas a título de penas alternativas de prestação pecuniária ou transação penal, na Comarca de Cerro Largo.
A presidente Nilsa Cecília Rauber e a vice-presidente Deonise Maria Krein, em visita ao jornal Folha da Produção, destacaram que com esses recursos foram adquiridos 50 Glicosímetros On Call Pluss, 10.000 Lancetas e 10.000 Tiras On Call Plus, materiais estes fundamentais para as pessoas medirem os níveis de glicose no sangue e auxiliar no controle da doença.
"Pelo menos 20 pessoas já foram beneficiadas, por meio destes materiais", disse Nilsa Rauber.
A ARAD Cerro Largo presta apoio aos diabéticos, inclusive fornecendo medicação que não é disponibilizada pelas UBS. "Nem sempre o lote de insulina é suficiente para atender a todos e nós, havendo possibilidade e meios disponíveis, fazemos este trabalho", lembra Deonise Krein.
As dirigentes da entidade lembram ainda que a ARAD também tem sido contemplada com recursos da Nota Fiscal Gaúcha.
E, por meio de um grupo de WhatsApp, com as agentes comunitárias de saúde, sempre que alguém precisar de apoio no tratamento do diabetes, a ARAD é acionada para auxiliar no que for possível.