Com o intuito de descobrir o alimento mais saudável do mundo, pesquisadores da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, analisaram frutas e vegetais. Eles compararam 41 alimentos e consideraram um vegetal comum o mais nutritivo.
No estudo, eles examinaram a densidade de nutrientes das frutas e vegetais. A pesquisa definiu uma pontuação para os alimentos e o agrião foi o único a atingir os 100 pontos, seguido por couve chinesa (91,99 pontos), acelga (89,27 pontos), beterraba (87,08 pontos) e espinafre (86,43 pontos).
Com uma grande quantidade de vitaminas, minerais e compostos vegetais secundários, apenas 100 gramas da folha suprem as necessidades diárias de vitamina C, nutriente crucial para fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, o agrião aumenta a saúde óssea e muscular por ser rico em ferro, cálcio, potássio e magnésio. A folha também possui vitamina K, que, de acordo com a revista Vogue americana, ajuda a prevenir danos às células do cérebro.
Os antioxidantes presentes no vegetal protegem o corpo de infecções, reduzem o estresse oxidativo causados pelos radicais livres e podem ajudar a diminuir o risco de câncer. Segundo os pesquisadores de Nova Jersey, o agrião também tem um efeito desintoxicante e purificador do sangue.
Apesar do alimento trazer benefícios para a saúde, ele não deve ser consumido em quantidades excessivas porque contém óleos essenciais de mostarda, que podem causar irritação na bexiga, nos rins e no estômago.