A Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Largo informa sobre a organização do Censo Vacinal de Febre Amarela, nas áreas rurais do Rio Grande do Sul no ano de 2019.
Desde 2017, o Brasil passa pelo maior surto de febre amarela de sua história. No período sazonal 2017/2019, foram confirmados 1.457 casos da doença, com 497 óbitos, sendo um deles registrado no estado de Santa Catarina.
Diante deste cenário, várias medidas estão sendo adotadas pela Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Largo, com ações de vigilância epidemiológica/imunizações, como a ampliação da área com recomendação de vacinação (ACRV), para todo o território do estado, incluindo os 34 municípios que até então não faziam parte da área de vacinação.
O Ministério da Saúde, por meio do Ofício Circular nº 40, emitido em 29/05/19, informa sobre a realização de uma estratégia de vacinação para a população a partir de 15 anos de idade contra febre amarela, de forma seletiva, no Paraná, Santa catarina e Rio Grande do Sul. O período desta ação será de 5 a 23 de agosto, com Dia de Mobilização Nacional em 17 de agosto.
Frente ao exposto, o Município de Cerro Laro já está realizando um trabalho em conjunto com as agentes comunitárias de saúde, solicitando uma nova avaliação das coberturas vacinais, por meio da deflagração de um Censo Vacinal de Febre Amarela, identificando os não-vacinados e atualizando sua situação vacinal, seguindo as normas técnicas, em todos os Municípios do estado que tenham área rural em seu território, com objetivo de elevar as coberturas vacinais na população gaúcha.
"Para o sucesso da estratégia, solicitamos o apoio de toda comunidade", destaca a secretária de Saúde Maria Hartmann.