Garrafas de água reutilizáveis não higienizadas — como as que carregamos ao trabalho ou à escola — podem representar um risco para a saúde. De acordo com especialistas, quando os recipientes não estão com a higiene em dia, diversos microrganismos, incluindo bactérias e até mesmo fungos, podem ficar abrigados ali e causar algum dano à saúde.
Os microrganismos estão por todo lado: na boca, no ar que respiramos e nas superfícies que tocamos com as mãos (e depois levamos as mãos para as garrafas, potencialmente transportando os microrganismos para ela). Tudo isso pode resultar em uma contaminação do interior da garrafinha.
"Podemos ter uma série de doenças relacionadas a essas a ingestão de microrganismos, sendo as mais frequentes as doenças intestinais, como diarreia, vômito e infecções", explica a professora Viviane Alves, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB – UFMG).
Mas não é preciso jogar a garrafinha fora. Alguns cuidados simples e rápidos podem garantir que ela continue sendo sua parceira na hidratação.
Todos os dias
Lave a garrafa: use água e detergente neutro. Uma esponja ou escova de cerdas que ajudem a alcançar todos os cantinhos dentro da garrafa.
Enxágue bem: remova todo o sabão para evitar gosto residual e possíveis reações alérgicas.
Seque completamente: após a lavagem é importante deixar a garrafa aberta em um local arejado para secar e, assim, evitar a proliferação de microrganismos.
"As garrafinhas que possuem canudos requerem ainda mais cuidado porque nesses canudos ficam resquício de saliva e os microrganismos podem crescer ali. Então é importante lavar também esses componentes menores dessas garrafinhas que têm esses acessórios", acrescenta Viviane.