Escovar os dentes, passar fio dental, fazer bochecho. A listinha básica de higienização dos dentes e da boca deve incluir, também, um item: o raspador de língua.
O raspador pode ser um excelente aliado contra a halitose, o popular mau hálito ou bafo, já que ele ajuda a eliminar a saburra, aquela crosta branca que se forma sobre a língua.
Mas é preciso ficar atento ao jeito certo de usar o raspador de língua.
O raspador de língua deve ser usado diariamente, por no mínimo duas vezes, após a escovação dos dentes com pasta de dente com flúor, pois se for utilizado de vez em quando não será possível observar os benefícios como redução do mau hálito e eliminação da saburra lingual.
Para limpar a língua com o raspador é preciso coloca-la para fora da boca, posicionando a parte arredondada deste produto em direção a garganta. Depois disso, deve-se puxar o raspador lentamente até a ponta da língua, eliminando a placa branca. Este processo deve ser repetido entre 2 a 3 vezes, sendo que o raspador deve ser lavado com água a cada vez que for puxada a saburra lingual.
É importante lembrar que se for introduzido muito profundamente na garganta, pode causar náuseas, por isso o indicado é colocar o raspador apenas até o final da língua. Além disso, estes instrumentos não são descartáveis, podendo ser utilizados várias vezes e é encontrado para compra em farmácias e supermercados, tendo vários modelos, como o de plástico e o ayurveda, que é fabricado em aço inoxidável ou cobre.
Pessoas com feridas e fissuras na língua, como lesões causadas por herpes ou aftas, não devem usar o raspador de língua por causa do risco de machucar mais a parede da língua e porque pode provocar sangramento. Algumas pessoas podem ser intolerantes ao uso de raspador, pois sentem muita vontade de vomitar durante o processo de limpeza da língua e, nestes casos, fazer uma boa escovação dentária é o suficiente.
Em alguns casos, a raspagem da língua não faz diminuir as placas esbranquiçadas na língua e não melhora o mau hálito e, desta forma, é necessária a avaliação de um dentista, pois isto pode indicar a presença de candidíase oral.
"Algumas pessoas acham que a língua tem que ser raspada com força. Isso é errado e até piora o mau hálito, porque aí vai provocar feridas na língua e lá na frente vai ser ruim. Então, a língua deve ser higienizada delicadamente, suavemente", explica o dentista Sérgio Kignel, doutor em diagnóstico bucal.
Outra dica é usar o raspador depois da escovação, porque aí a saburra vai estar mais amolecida e, consequentemente, mais fácil de sair.