A Hepatite é uma doença silenciosa que precisa ser diagnosticada o quanto antes possível, para ser tratada e alcançar a cura.
As hepatites virais causam doenças que matam a cada ano 1,5 milhões de pessoas no mundo, cerca de 80% dos casos de câncer de fígado também são causados por complicações pelas hepatites.
No Brasil existem três milhões de brasileiros contaminados pelas hepatites virais, sendo que entre 2000 e 2010, 37 mil mortes foram causadas por estas doenças. Outro dado interessante é que a cada 1 a 3 transplante de fígado decorrem de complicações da Hepatite C.
Em conjunto com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), os rotarianos de todo o Brasil, terão a oportunidade de realizar um trabalho efetivo junto à comunidade, com o objetivo de alertar a população sobre a doença e promover a prevenção.
O Rotary Club de Cerro Largo conseguiu uma quantidade de testes rápidos, para detecção de Hepatite C e vai disponibilizá-los para a população de Cerro Largo e região.
TESTES NAS EMPRESAS
A campanha se dará de 20 a 27 de julho e as empresas que tiverem interesse em receber os testes para os funcionários, devem agendar até esta sexta-feira (19/7) pelos fones 3359-2342 e 9.9995.6255.
PALESTRA
No decorrer da campanha Hepatite Zero, o Rotary Club de Cerro Largo promoverá uma palestra sobre as hepatites virais, com o apoio das Farmácias Nívea - Vida Farmácias.
A palestra acontecerá neste sábado, dia 20 de julho, às 14h, na capela do Colégio Medianeira.
O palestrante é Tiago Bittencourt de Oliveira, farmacêutico, doutor em Patologia pela UFCSPA, professor e coordenador do curso de Farmácia da URI.
O Rotary Club de Cerro Largo convida a todos para participarem da campanha e da palestra.