Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 12/04/2019 09:32:06

Tecnologia a serviço da vida

Socorristas do SAMU utilizam aplicativo durante atendimentos

Quando você ver uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizando atendimento e os socorristas estiveram com o celular na mão, saiba que eles não estão navegando pelas redes sociais, muito menos fazendo uma selfie.

Eles apenas estão em contato com a central de regulação e trabalhando para salvar vidas.

APLICATIVO

O SAMU 192 do Rio Grande do Sul utiliza o aplicativo SAPH Móvel, para solução de atendimento pré-hospitalar. Desenvolvido pela empresa True Information Technology, também é utilizado em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Norte, atendendo mais de 12 milhões de pessoas, distribuídas em 315 Municípios e atendidas por 12 Centrais de Regulação Médica. Só no Rio Grande do Sul, são atendidos 267 Municípios, com um total de 1.121.171 ligações no ano passado.

Basicamente, o aplicativo SAPH Móvel visa otimizar a comunicação entre a Central de Regulação e as equipes do SAMU e registrar a sequência dos eventos de atendimento, incluindo o acionamento das equipes com endereço, georrefe-renciamento e dados do paciente com a orientação da regulação; registros dos deslocamentos, chegada no local e acompanhamento da localização da equipe nas Unidades de Saúde; envio da avaliação inicial e sinais vitais para regulação médica; e o recebimento da prescrição das condutas orientada pela regulação.

ATUALIZAÇÃO

Desde segunda-feira (8), está disponibilizada uma atualização do aplicativo, sendo necessário que a equipe que esteja fazendo um atendimento mantenha contato, via smartphone, com a central de regulação durante todo o tempo. Isso significa que, além de prestar o atendimento à pessoa que está em situação de urgência ou emergência, o socorrista estará em tempo real informando o cenário para a central de regulação (situação do paciente, sinais vitais, etc.) e, ao mesmo tempo, recebendo as instruções do médico regulador, visando o melhor atendimento possível.

Portanto, ao ver um socorrista do SAMU trabalhando com o celular na mão, tenha certeza que ele está apenas trabalhando com o celular na mão, literalmente.

Fonte: Luís Henrique Franqui
samu
samu cerro largo
192

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp