Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 24/09/2024 18:07:35

Saúde mental para crianças em quadrinhos

Tema é tratado no livro Turma da Mônica e o Mistério dos Superpoderes Mentais
Livro foi escrito pelo terapeuta William Sanches (Foto: Divulgação)

"Turma da Mônica e o mistério dos superpoderes mentais" reúne ensinamentos importantes para crianças sobre como dominar a mente e aprender a lidar com seus sentimentos

De acordo com o Fundo das Nações Unidas (Unicef), 5% dos transtornos mentais apresentam o seu início durante a infância, já metade desses transtornos ocorre até os 14 anos. Diante disso, é fundamental abordar saúde mental com as crianças e, para fazer isso de forma lúdica e divertida, o escritor e terapeuta transpessoal William Sanches e o ilustrador Maurício de Souza lançam, juntos, um novo livro da Turma da Mônica.

Intitulado Turma da Mônica e o mistério dos superpoderes mentais, a obra — publicada em parceria entre a Citadel Grupo Editorial e a Maurício de Sousa Editora e lançada durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo — reúne ensinamentos importantes para as crianças sobre como dominar a mente, realizar o treinamento mental e aprender a lidar com seus sentimentos.

“É na primeira infância que são formadas as crenças mais fortes que temos. A criança, até os sete anos de idade, está formando muito do que ela vai acreditar sobre o mundo dali para frente”, afirma Sanches em entrevista à CNN. “É muito importante trabalhar a saúde mental dessas crianças desde cedo porque elas estarão com crenças e a autoestima mais fortalecidas [na vida adulta] e irão trabalhar um autoamor de forma muito mais forte”, completa.

Na visão de Sanches, o uso excessivo de telas e redes sociais por crianças no mundo moderno favorece a comparação, o que pode ser prejudicial à saúde mental a longo prazo — o que torna a abordagem do assunto na primeira infância ainda mais relevante atualmente. “Hoje, com a internet, a comparação está muito rápida e acontece muito cedo. Então, é importante trabalhar a saúde mental desde a infância, já fortalecendo as crianças com a autoaceitação”, ressalta o terapeuta.

 

Aprendendo a exercer a autoconsciência e a inteligência emocional

Na história em quadrinhos, seguida de uma narrativa ilustrada, a turminha do limoeiro traz dúvidas frequentes do universo infantil. Para ajudar na solução dessas questões, o terapeuta — que aparece como personagem na trama — ensina que é preciso criar o que ele chama de "hábito da limpeza da mente", o que pode ser realizado a partir de um diário de registros positivos.

Além disso, Sanches explica a necessidade da criança de se conectar com ela mesma e entender o que se passa em sua própria cabeça. Tudo isso é ensinado de forma lúdica e prática para crianças e para que adultos — pais ou responsáveis — as ajudem a aplicar técnicas de autoconhecimento no dia a dia.

"Eu chamei o livro de 'Turma de Mônica e superpoderes mentais', porque quando aprendemos a usar o poder da nossa mente e usar a mente positiva ao meu favor, eu vejo um mundo diferente do que aquela criança e aquele adolescente que vê o mundo de forma mais pessimista — e isso não é só culpa dos pais, é culpa de muitas crenças hereditárias que a criança vai recebendo ao longo da vida", explica.

Para isso, uma das abordagens do livro tem relação com a percepção das próprias emoções. “O primeiro capítulo é sobre aprendermos a olhar para os nossos sentimentos. É se perguntar ‘como eu estou me sentindo hoje?’. É aprender a olhar e a detectar o emocional do momento”, detalha Sanches. A lei da atração e dos pensamentos positivos, além do reconhecimento de pequenas vitórias, também são trabalhados ao longo da narrativa.

Outro ponto abordado é a inteligência emocional. "Eu faço uma metáfora chamada ‘paisagens internas’, sobre como eu estou vendo meu mundo interno, tudo o que é bom nele — e que se multiplica — e tudo o que é ruim, e que eu preciso tomar cuidado e entender como eu me sinto", explica.

"Eu sugiro para as crianças, e até mesmo para os adultos, fazer anotações sobre o tipo de pensamento para não continuarmos trabalhando medo, dor, insegurança, vergonha e sentimentos que deixam a gente lá para baixo e que, a longo prazo, pode gerar uma série de problemas como síndrome do pânico, depressão e ansiedade que, hoje em dia, afetam muitas crianças", acrescenta. "Eu explico como aprender a lidar com as emoções trazendo-as para o consciente, aprendendo a gerenciá-las. Quanto mais cedo aprendermos a fazer isso, melhor vamos lidar com situações difíceis na vida adulta, como uma briga no trânsito ou uma demissão, por exemplo", completa.

 

Obra também é importante para pais e adultos responsáveis

Sanches enfatiza que, apesar da narrativa lúdica e divertida, o livro também oferece uma leitura importante para os pais e adultos. Afinal, eles possuem um papel importante na saúde mental dos pequenos.

"O livro faz um convite a muitos diálogos que os pais podem ter com seus filhos sobre como criar o seu dia e como desenvolver a sua mente", revela Sanches. Para isso, o terapeuta explica que é necessário criar ambientes que favorecem o diálogo com as crianças, principalmente entre aqueles que têm mais dificuldade para expressar seus sentimentos.

"Quando o pai ou a mãe chega e diz: 'Vem aqui, vamos conversar', a criança já se fecha imediatamente", afirma o escritor. Diante disso, a recomendação de Sanches é criar cenários com os filhos, convidando-os para um passeio diferente e iniciando o diálogo falando das próprias experiências ou emoções antes de perguntar ao pequeno como ele se sente. "É nessa hora que a criança se abre, porque foi promovido um ambiente de diálogo, acrescenta.

 

Serviço

Título: Turma da Mônica e o mistério dos superpoderes mentais
Preço: R$ 69,90
Autor: William Sanches
Editora: Citadel Editora
Número de páginas: 112
Ano da publicação no Brasil: 2024

Fonte: CNN Brasil
saúde mental
infância
criança
adolescente
turma da Mônica
William Sanches

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp