Na manhã de ontem (15), foi realizada uma reunião na Prefeitura Municipal de Cerro Largo, quando mais uma vez esteve em debate a questão da regionalização de partos.
Para que a regionalização seja viabilizada e os partos sejam realizados pelo SUS, é necessária a formação de uma equipe de plantão obstétrico, formada por médicos obstetra, pediatra e anestesista, além de enfermeira.
A direção do Hospital de Caridade Serro Azul (AHCASA) está pleiteando o aporte de recursos financeiros junto aos Municípios da região, para viabilizar a contratação destes profissionais e oficializar a regionalização.
Na reunião de ontem, participaram o prefeito de Cerro Largo, Valter Spies; a secretária municipal da Saúde, Maria Hartmann; o assessor jurídico, Alessandro Berwanger; o presidente da Câmara de Vereadores de Cerro Largo, Lauri Wilchen; o assessor jurídico do Legislativo cerro-larguense, Nadir Frankukowski; o prefeito de São Pedro do Butiá, Martinho Berwanger; e os secretários municipais da Saúde de São Pedro do Butiá, Narciso Lenz; de Salvador das Missões, Airton Schmidt; de Guarani das Missões, Luis Binkowski; e de Ubiretama, Adair Lauermann.
Os Municípios presentes reconheceram a importância da organização dos serviços obstétricos em Cerro Largo e nos próximos dias farão um levantamento para verificar a contribuição que cada Município poderá disponibilizar.
Também será buscada parceria com outros Municípios da região, que não estiveram no encontro, mas sinalizaram positivamente com essa possibilidade.