Será realizado neste sábado, 13 de abril, o Dia D de Vacinação contra a Influenza (Gripe) para os grupos prioritários de crianças, gestantes e puérperas.
O Dia D do Ministério da Saúde será dia 4 de maio (sábado) para todos os grupos prioritários.
Nestas duas datas, em Cerro Largo, o atendimento será das 8h às 17h no Posto de Saúde Central.
A Campanha Nacional de Vacinação inicia com uma ação diferenciada. No período inicial, de 10 a 18 de abril, a vacina influenza deve prioritariamente ser disponibilizada para crianças, gestantes e puérperas. Desta forma, o Ministério da Saúde, de forma integrada e articulada às Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, realizará no período de 10 de abril a 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança, da Gestante e da Puérpera, sendo 4 de maio, o dia de divulgação e mobilização nacional. A estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação:
No período de 10 a 12 de abril, na Região Sul, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças, gestantes e puérperas para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
No período de 15 a 18 de abril, em todo o país, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças, gestantes e puérpera para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários em todo o país e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação da criança, da gestante e da puérpera que não compareceram no período inicial da campanha, prevista para estes grupos, com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Grupos prioritários para a vacinação contra influenza (gripe):
Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias): todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2018, devem receber apenas uma dose em 2019.- Gestantes: em qualquer idade gestacional.
Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação.
Trabalhadores de Saúde: todos os trabalhadores de saúde
Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas.
Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza, apresentando documento que comprove a idade.
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade,conforme categoria de risco clinico: Doença respiratória crônica, Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados, Portadores de trissomias.
Mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.