A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começa nesta sexta-feira (13/12) a distribuição aos municípios de um novo tipo de vacina contra a covid-19. São 90 mil doses do imunizante Serum, que é destinado para pessoas acima dos 12 anos. Estudos demonstram segurança e eficácia de 90% dessa vacina contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C a 8°C).
A vacina Serum, da Zalika Farmacêutica, já é usada nos Estados Unidos e Reino Unido. No Brasil, a faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi para pessoas a partir de 12 anos. Crianças abaixo dessa idade continuarão recebendo a vacina da Pfizer, que neste momento encontram-se em fase de aquisição e distribuição pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Além do repasse desse primeiro lote da Serum aos estados, o Ministério da Saúde fez novas orientações com relação a estratégia de vacinação contra covid-19. Agora, assim como a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, os idosos e gestantes passam a estar contemplados na vacinação de rotina. Gestantes devem receber uma dose por gestação, e pessoas com 60 anos ou mais, uma dose a cada seis meses.
Os demais grupos prioritários serão considerados como vacinação de grupos especiais, a ser realizada periodicamente em qualquer sala de vacina. Esse público recebe uma dose periódica, a cada seis meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos.
O Rio Grande do Sul registrou até o momento neste ano 1.910 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela covid-19. Entre esses, foram confirmados 393 óbitos. Ano passado foram, ao todo, aproximadamente 3,5 mil internações e 795 óbitos.
Covid-19 é menos perigosa agora?