Em janeiro, o Brasil se mobiliza para a campanha Janeiro Branco, que busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental ao longo de todo o ano. Em 2025, o tema da campanha é "O que fazer pela saúde mental agora e sempre", uma reflexão importante, especialmente para quem vive no meio rural.
A psicóloga e extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Joice Schneider Marmentini, destaca que, embora o ambiente rural apresente desafios específicos, é fundamental que todos, independentemente do local onde vivem, atentem-se ao cuidado com sua saúde mental. "A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e deve ser tratada com a mesma atenção. No meio rural, muitas vezes, os desafios da rotina intensa e o isolamento podem aumentar a sobrecarga emocional, tornando ainda mais relevante o cuidado com o bem-estar psicológico", afirma Joice.
De acordo com a psicóloga, um dos primeiros passos para cuidar da saúde mental é a auto-observação. "Precisamos aprender a perceber como os sentimentos, comportamentos e pensamentos estão influenciando a nossa vida diária. Isso é ainda mais essencial no campo, onde a rotina pode ser pesada e a conexão com outras pessoas, mais difícil", destaca. Ela orienta que, ao sentir que os sentimentos estão desregulados, como a irritação excessiva ou a falta de energia, é hora de buscar ajuda profissional.
Joice também enfatiza que o cuidado com o ambiente ao redor está diretamente ligado à saúde mental. "Quando cuidamos da nossa casa, do jardim, ou do espaço onde trabalhamos, estamos promovendo o bem-estar psicológico. Criar uma rotina saudável, que envolva momentos de lazer, é essencial para a manutenção da saúde emocional", diz.
A psicóloga lembra ainda que o tratamento psicológico é personalizado e que, embora existam orientações gerais, cada pessoa tem uma história única. "Não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda. O psicólogo está disponível para auxiliar no autoconhecimento e no desenvolvimento de estratégias para lidar com os desafios emocionais do dia a di", conclui Joice.