Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 10/08/2023 18:27:46

Vacina anticrack brasileira é finalista de prêmio

Pesquisadores buscam financiamento para testes em humanos
Crédito: Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG

Vacina contra a Covid-19 Spin- Tec, também desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é outra finalista do prêmio

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) avançaram com duas vacinas para etapa final do Prêmio Euro Inovação na Saúde. O concurso é internacional e são 12 projetos que disputam 500 mil euros de premiação.

Uma delas é a Calixcoca, uma vacina terapêutica contra a dependência química, que foi desenvolvida com a coordenação do professor Frederico Duarte Garcia, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina.

Para o professor, a vacina possibilita que os pacientes com dependência possam se reinserir socialmente. "Esse é um problema prevalente, vulnerabilizante e sem tratamento específico. Os nossos estudos pré-clínicos comprovam a segurança e eficácia do imunizante nessa aplicação. Ela aporta uma solução que propicia aos pacientes com dependência voltar a realizar seus sonhos", diz.

A vacina anti crack já passou pela fase de testes pré-clínicos e agora a equipe busca financiamento para avançar à etapa de testes em humanos.

A outra vacina finalista, também desenvolvido pela UFMG, é a SpiN-TEC, imunizante contra a covid-19. A vacina tem como objetivo estimular a imunidade celular, propiciando uma proteção mais duradoura contra partes do vírus que não variam muito.

Segundo o coordenador dos testes clínicos da vacina, Helton Santiago, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), "a presença na fase final da premiação é muito importante porque significa o reconhecimento de uma grande equipe de trabalho multiprofissional e transdisciplinar".

A Calixcoca foi uma das selecionadas na categoria Inovação tecnológica aplicada à saúde. Já a SpiN-TEC foi uma das vencedoras na categoria Inovação em terapias. As iniciativas da UFMG já garantiram um prêmio de 50 mil euros.

A votação é on-line e exige registro em conselho de medicina em um dos países com participação da farmacêutica financiadora da premiação. Conheça e vote nas iniciativas da UFMG. O prazo termina no dia 3 de setembro.

Fonte: Daniela Mallmann / Juliane Assis / CNN
vacina
crack
covid
Calixcoca
SpiN-TEC
UFMG

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp