Na última quinta-feira (6/2), o Portal LH Franqui noticiou a existência de um caso suspeito de dengue em Cerro Largo, informação confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde.
QUATRO CASOS
No início desta semana, a reportagem da Folha da Produção entrou novamente em contato com a responsável pela pasta, uma vez que a secretária Maria Hartmann encontra-se em férias, e foi informada que agora o número de casos notificados com suspeita de dengue somam quatro, todos de moradores da cidade.
EXAMES
A confirmação - ou o descarte - depende dos resultados de exames laboratoriais encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS).
A informação é que o LACEN está com falta de insumos para a realização destes exames e que a previsão é que os mesmos sejam conhecidos apenas na segunda quinzena de fevereiro.
INSETICIDA
Na quinta-feira (6/2), uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde fez aplicação de inseticida em Cerro Largo, visando combater o mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da doença.
TRABALHO INTENSIFICADO
Caso seja confirmado oficialmente algum destes casos suspeitos, a Secretaria Municipal da Saúde intensificará o trabalho de combate ao Aedes aegypti, ampliando a aplicação de inseticida e reforçando a campanha de conscientização junto à população.
REUNIÃO
Na terça-feira (11/2), foi realizada uma reunião entre a Secretaria Municipal da Saúde e técnicos da Vigilância Epidemiológica, da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), de Santo Ângelo, onde foi debatida a situação local e traçadas metas de trabalho para os próximos dias, com trabalhos preventivos, enquanto os resultados dos exames não são conhecidos.
Dengue: comunicado da Secretaria Municipal da Saúde