Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 15/07/2025 18:53:24

OMS recomenda lenacapavir para prevenir HIV

Medicamento injetável administrado a cada seis meses
Foto: Reuters / Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a recomendação do lenacapavir injetável, que pode ser administrado a cada seis meses, como uma nova opção de profilaxia pré-exposição (PrEP) para a prevenção do HIV.

Essa medicação, que já recebeu aprovação da FDA, representa uma alternativa ao tratamento diário com comprimidos, o que pode facilitar a adesão dos pacientes ao tratamento.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, enfatizou que, apesar da incerteza em torno do desenvolvimento de uma vacina contra o HIV, o lenacapavir se mostra uma solução eficaz. Estudos clínicos indicam que a droga pode prevenir quase todas as infecções pelo vírus, oferecendo uma nova esperança no combate à epidemia.

As novas diretrizes foram apresentadas durante a 13ª Conferência da Sociedade Internacional de Aids sobre Ciência do HIV, realizada em Kigali, Ruanda. É importante ressaltar que o lenacapavir não é uma vacina, mas sim um antiviral que atua bloqueando a replica. A OMS está empenhada em assegurar que essa inovação chegue rapidamente às comunidades que mais necessitam, ampliando as opções de prevenção disponíveis.

Com a introdução do lenacapavir, espera-se que mais pessoas tenham acesso a métodos eficazes de proteção contra o HIV, contribuindo para a redução das taxas de infecção.

Fonte: Agência Brasil
OMS
lenacapavir
HIV
Aids

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp