Com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, a Emater/RS-Ascar tem realizado e apoiado atividades junto às famílias e comunidades rurais do Estado. Pesquisa recente comprovou que nos últimos meses foram realizadas diversas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), na divulgação e orientação de cuidados e práticas para evitar a dengue no meio rural.
Participaram da pesquisa da Emater, extensionistas de 140 municípios gaúchos, que relataram, entre as atividades, a entrega e compartilhamento de material informativo em visitas a propriedades familiares de agricultores e de comunidades tradicionais e em reuniões de grupos. Também é articulado o repasse de orientações contra o Aedes aegypti junto a entidades parceiras, como conselhos, escolas, Apaes, grupos de mulheres, Vigilância Sanitária e governos municipais. Os extensionistas também relatam a participação orientativa em programas de rádio, mutirões e campanhas, bem como em feiras e palestras.
De acordo com a extensionista do Núcleo de Desenvolvimento Social da Emater, Leila Ghizzoni, as palestras em escolas envolvem temáticas como saneamento básico, lixo, gestão ambiental, entre outros, e não apenas sobre o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Além de orientações nas escolas, os extensionitas da Emater e representantes de entidades parceiras se envolvem em limpeza da cidade, nas propriedades nos cemitérios, recolhimento de entulhos, de pneus e de eletroeletrônicos, limpeza de caixas de agua e de locais onde pode acumular água parada, durante os atendimentos em escritório e a campo.
Materiais informativos sobre identificação de sintomas e prevenção são fixados em murais, envolvendo sobre o Aedes aegypti e o borrachudo, e entregues em feiras e eventos, e divulgados nos grupos de WhatsApp e em programa de rádio.
Em Bom Princípio, por exemplo, no dia 15 de maio, durante a Feira de Troca-Troca de Sementes e Mudas, a Emater promoverá a conscientização e entrega de materiais sobre a dengue. Já em Turuçu, na Feira da Agricultura Familiar também foi realizada ação educativa, com famílias de feirantes e consumidores.
O escritório municipal da Emater de Carazinho promoveu ações de orientação através de visitas, distribuição de material educativo, programa de rádio, campanha de limpeza das praças, com retirada de lixo, em parceria com entidades e comunidades.
Em Cerro Largo, município que está com alto índice de pessoas com dengue, então as ações estão sendo realizadas através de palestra em eventos municipais, grupos organizados e nas visitas, e são distribuídas informações para o controle do mosquito.
Em Coronal Pilar, os extensionistas planejam práticas em outras ações de Aters, como com idosos, artesanato e plantas bioativas. Também distribuem material informativo/esclarecimento sobre a Dengue e caminhada pelas propriedades para identificação de possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti.
Em Nova Palma, a Emater, em parceria com Secretaria Municipal da Saúde, promoveu uma campanha desde a produção de mudas de citronela até a distribuição, seguida da entrega de materiais informativos sobre os cuidados para diminuir a proliferação do mosquito.