A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou na manhã desta segunda-feira (30/3) a terceira morte pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul.
Trata-se de um homem, de 60 anos, natural de Ivoti, mas que estava internado em Novo Hamburgo.
De acordo com a SES, a morte do homem ocorreu na noite de ontem (29) e o diagnóstico dele havia sido confirmado pelo Lacen/RS no sábado (28). O homem teve histórico de viagem para o Oriente Médio na primeira quinzena de março, e tinha como doenças crônicas hipertensão e cardiopatia.
As outras duas mortes do Estado ocorreram em Porto Alegre. A primeira delas envolveu uma idosa de 91 anos, que na ocasião estava na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Moinhos de Vento. O segundo falecimento foi de um idoso de 88 anos, também internado na UTI.
EM PORTO ALEGRE
O número de casos em Porto Alegre aumentou para 144, segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde.
Enquanto isso, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, usou as redes sociais para enfatizar a importância da quarentena.
"O mês de abril será de isolamento. É isso que todas as informações nos levam a encaminhar. Recomento que assistam a esse vídeo didático e tecnicamente muito bom. MUITO IMPORTANTE para todos entenderem os riscos que corremos", escreveu pelo Twitter.
NO BRASIL
Em âmbito nacional, o número de mortes é de pelo menos 141.
O Brasil já últrapassou a barreira dos 4,3 mil casos de pessoas infectadas.
Como prevenir o contágio do novo coronavírus
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:
• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.
• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.
• evitar aglomerações se estiver doente.
• manter os ambientes bem ventilados.
• não compartilhar objetos pessoais.