Mesmo com medidas mais rígidas, por parte dos Municípios, após decisão colegiada no âmbito da Associação dos Municípios das Missões (AMM), as cidades missioneiras não estão conseguindo conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).
Os esforços são no sentido de manter a região na bandeira laranja do modelo de Distanciamento Controlado do governo do estado.
Os últimos números da doença, porém, indicam crescimento no número de casos, de internações hospitalares e de mortes. Isso poderá provocar o "rebaixamento" da região para a bandeira vermelha, que na prática significa o fechamento das atividades consideradas não-essenciais de comércio, indústria e prestação de serviços.
18 MORTES NA 12ª CRS
Na área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Santo Ângelo registra 14 mortes (sendo seis de hóspedes do Lar da Velhice Isabel Oliveira Rodrigues), Guarani das Missões 1, São Borja 2 e São Luiz Gonzaga 1.
A mais recente vítima da Covid-19 morreu por volta de 3h30min desta quinta-feira (25/6), no Hospital Dom Bosco, em Santa Rosa. Era uma paciente de São Luiz Gonzaga, 48 anos, que estava hospitalizada na UTI daquela casa de saúde desde o dia 19 de junho.
CASOS DE COVID-19 NAS MISSÕES
Durante a semana, vários municípios registraram os primeiros casos da doença, como São Pedro do Butiá (1), São Miguel das Missões (1) e Dezesseis de Novembro (2).
Confira os números atualizados (dados da 12ª CRS e das Prefeituras):
Bossoroca - 3
Cerro Largo - 3 (todos recuperados)
Dezesseis de Novembro - 2
Entre-Ijuís - 19
Eugênio de Castro - 1 (recuperado)
Guarani das Missões - 1
Porto Xavier - 33 (32 recuperados)
Roque Gonzales - 5
Santo Ângelo - 158 (112 recuperados)
Santo Antônio das Missões - 1
São Borja - 37 (17 recuperados)
São Luiz Gonzaga - 17 (11 recuperados)
São Miguel das Missões - 1
São Pedro do Butiá - 1
Vitória das Missões - 1
TOTAL: 283 (LACEN e testes rápidos; 176 recuperados)