Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 03/04/2020 07:33:01

Coronavírus: muda a orientação sobre o uso de máscaras

População deve usar máscaras simples, feitas em casa a partir de diversos materiais
Crédito: Divulgação

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mudou a orientação para o uso das máscaras no Brasil: agora, a recomendação é de que toda a população passe a utilizá-las como forma de diminuir o risco de contaminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Antes, apenas pessoas com sintomas, cuidadores e profissionais de saúde eram instruídos dessa forma.

A população, no entanto, deve usar apenas as máscaras simples, feitas em casa, que podem ser confeccionadas com alguns materiais.

As máscaras cirúrgicas e as N95, já em falta, devem ser exclusivas de profissionais de saúde, pacientes com Covid-19 e quem cuida de pacientes.

Especialistas consultados recomendam também o uso, mas alertam para que não se abandone o isolamento social, para quem pode ficar em casa, e os cuidados com a higiene.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que hoje recomenda o uso de máscaras prioritariamente para profissionais de saúde, está avaliando se atualizará a recomendação.

"Você pode fazer uma máscara 'barreira' usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual", afirmou  Mandetta.

Confira as orientações do Ministério para confecção e uso de máscaras caseiras:

1) A máscara é individual, não pode ser dividida com ninguém. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;

2) A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;

3) Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;

4) Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca, cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais;

5) As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente;

6) Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

7) Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos;

8) Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.

Há diferentes formas de fazer uma máscara caseira.

O jeito mais prático é usando um pedaço de tecido em forma retangular, que deve ser dobrado duas vezes, para uma maior proteção.

Um elástico de cabelo deve ser colocado em cada lado. A parte do tecido que ficar "para fora" deve ser novamente dobrada, cruzando o elástico até que ele fique como um espécie de alça, em cada lateral. Essa "alça" será utilizada como suporte na orelha.

Fonte: Carolina Mazzi / O Globo
coronavírus
novo coronavírus
covid-19
máscaras

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp