Uma reunião no Gabinete do prefeito Valter Spies, na manhã de hoje (19/3), debateu a situação local envolvendo a pandemia do novo coronavírus.
Além do Prefeito, estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Valdir München; o presidente da ACI, Bernardo Gullart Melo; o vice-prefeito Pedro Butzen, o vereador Andrei Machado, o assessor do deputado estadual Capitão Macedo, Jair Seger; além de secretários municipais e representantes de veículos de comunicação de Cerro Largo.
Spies colocou todos a par das medidas adotadas pela Administração Municipal e Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com o Hospital de Caridade Serro Azul. "Várias cidades já fecharam o comércio e os países fecharam suas fronteiras, algo que já deveria ter sido feito pelo Brasil", comentou o Prefeito.
PRORROGAÇÃO DO IPTU
A Administração está analisando uma possível prorrogação no prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). "Nossa equipe está fazendo um estudo sobre isso e encaminharemos uma proposta para a Câmara de Vereadores", anunciou Valter Spies.
CALAMIDADE PÚBLICA
O Município de Cerro Largo também deverá editar um decreto de Calamidade Pública, a exemplo do que deverá fazer os governos estadual e federal. "É uma medida que dará base legal para situações excepcionais que exijam uma tomada de atitude por parte do Poder Público", disse a secretária de Administração Daniela Dewes.
COMÉRCIO
Bernardo Melo, na condição de representante de 205 associados à ACI, disse que a entidade também está analisando medidas a serem tomadas pelo empresariado cerro-larguense. "Uma possibilidade é do comércio passar a funcionar em meio-turno", disse, lembrando que esta é uma posição pessoal.
O vereador Andrei Machado, porém, apresentou uma proposta mais incisiva, de fechar o comércio, a exemplo do que já ocorre em outras regiões. "Quanto antes tomarmos medidas preventivas, mesmo que duras, acredito que poderemos evitar danos maiores no futuro", se posionou o parlamentar.
FRONTEIRAS
O assessor parlamentar Jairo Seger anunciou que o Gabinete do deputado Capitão Macedo já enviou ofícios ao Comando Militar do Sul e ao Ministro da Segurança Sérgio Moro, solicitando o fechamento das fronteiras brasileiras, medida já adotada pelos outros países sul-americanos.
MAIS PESSOAS MONITORADAS
Quando a reunião se encaminhava para o final, o prefeito Valter Spies recebeu um telefone e comunicou aos presentes que, em Cerro Largo, mais duas pessoas passaram a ser monitoradas em quarentena domiciliar voluntária, aumentando para nove as pessoas nesta situação, neste momento.