Especialista em saúde hormonal natural e saúde da mulher, Patrícia Davidson explica que é preciso buscar um equilíbrio
O final de ano é uma época muito aguardada pelos brasileiros. No período de festas e viagens, sempre gera o receio de ganho de peso, principalmente por pessoas que estão em um processo de emagrecimento, já que a temporada traz consigo uma série de comidas típicas, como rabanada e panetone.
Nutricionista das celebridades, Patrícia Davidson diz que a chave para aproveitar as ceias sem cometer exageros está no equilíbrio. Segundo a especialista, o segredo para a preservação da saúde e do bem-estar é o controle.
"O ideal é sempre buscar o equilíbrio alimentar e usar algumas estratégias para não ter ganho de peso", diz ao GLOBO.
Patrícia ensina como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano.
Confira:
1. Para quem prefere as comidas de final de ano: Começar o dia com o jejum intermitente pela manhã até o almoço, deixando a fonte de carboidrato para consumir na refeição principal exemplo batatas e arroz com uma opção de proteína como salmão e uma salada de folhas com nuts para acompanhar, onde as fibras das folhas e a gordura dos nuts auxiliam no controle glicêmico do carboidrato.
2. Já para os que preferem beber: O ideal é deixar como fonte de carboidrato a bebida como vinho e para acompanhar consumir as fontes de proteína como o chester com uma fonte de gordura como a azeitona, para que a gordura e a proteína da alimentação controle o pico glicêmico da bebida.
3. Já quem prefere as sobremesas: O equilíbrio precisar ser feito na refeição e na bebida, deixando a fonte de carboidrato para a sobremesa, optando assim em fazer a refeição principal com as fontes de proteína e salada, tendo como bebida um suco de frutas vermelhas com água com gás e optando por uma sobremesa com a famosa rabanada.
4. Nesses momentos e no dia seguinte também precisamos nos atentar ao consumo de água e se for o caso fazer uso de alguns chás como chá de hibisco ou cavalinha para ajudar na retenção de líquido devido à falta de rotina.