O município de Roque Gonzales registrou no início deste mês de dezembro o primeiro caso de dengue na área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Conforme Iury Sommer Zabolotsky, coordenador regional, o caso foi confirmado no dia 15.
Trata-se de um homem que reside no interior e que não havia se deslocado para outras localidades, o que sugere ser um caso autóctone, ou seja, originado na própria região.
"Ficamos apreensivos, pois não chegamos ao forte do verão e já temos um caso confirmado", disse Iury. Segundo ele, equipes da Vigilância de Roque Gonzales já realizaram trabalhos no pátio da residência e de vizinhos do homem infectado. Os grupos também estão monitorando a moradia e fazendo trabalho efetivo na cidade para que sejam eliminados possíveis criadouros do mosquito.
"Alertamos a comunidade e pedimos que cada um faça a sua parte. É tecnicamente impossível que os agentes consigam entrar em todos os pátios e por isso a gente precisa que todos os moradores tenham esse cuidado. Nessa época de verão muita gente vai para a praia e acaba abandonando as piscinas, por exemplo. É um criadouro do mosquito", destacou Iury Sommer.