Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 16/12/2022 10:04:18

Uma criança com Covid-19 morre por dia em 2022

Pesquisa da Fiocruz leva em conta público entre seis meses e cinco anos
Criança é vacinada contra a Covid-19 (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Em 2022, o Brasil registrou uma morte por dia de crianças com Covid-19 entre seis meses e cinco anos. Os dados foram divulgados na quarta-feira (14/12) pelo Observa Infância, projeto que reúne pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Unifase.

O levantamento se baseia nos números do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, observados entre o início de janeiro e 11 de outubro. Ele soma tanto os casos em que o coronavírus foi a causa do falecimento quanto aqueles em que foi uma das condições associadas.

Diante das mortes, o Observa Infância faz um alerta sobre a vacinação contra a Covid-19. Passados cinco meses da aprovação de imunizantes para a faixa entre três e quatro anos, e três meses da ampliação para o grupo a partir de seis meses, a cobertura avança lentamente no país, segundo os pesquisadores.

Os cientistas apontam que apenas sete em cada 100 crianças de três a quatro anos receberam as duas doses do imunizante, conforme os dados coletados no Vacinômetro do Ministério da Saúde até o dia 28 de novembro.

São 5,9 milhões de crianças nessa faixa etária, sendo que 1.083.958 receberam a primeira dose e 403.858 tomaram a segunda.

"Com vacinas disponíveis, podemos considerar a Covid-19 uma doença imunoprevenível. Isso significa que essas mortes podem ser evitadas com uma política pública de vacinação em massa", afirma a coordenadora do Observa Infância, Patricia Boccolini.

Fonte: Pauline Almeida / CNN
coronavirus
covid 19
crianças
Observa Infância
Fiocruz

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp