
Prática se tornou popular nas redes sociais com a justificativa de reduzir o ronco, mas carece de evidências científicas sobre seus benefícios e eficácia
Tampar a boca para dormir virou moda. Impulsionada por celebridades e influenciadores, a prática já movimenta bilhões. No TikTok, os relatos são numerosos.
Uma influenciadora afirma que a fita na boca é a “dica de beleza da vida” e que transformou positivamente o formato do rosto e do maxilar dela.
Outra usuária garante aos seguidores que o uso da fita “não é efeito placebo — desde que comecei a usar, durmo muito melhor”, enquanto outra diz que quem usa fita “acorda com mais energia” e acrescenta: “ajuda com a ansiedade e… Se você ronca, ajuda a parar de roncar”.
Uma mulher nem sequer se lembra por que começou a tampar a boca para dormir: “Para ser sincera, não sei. Vi um TikTok sobre isso e não lembro quais eram os benefícios. Mas me ajuda a continuar dormindo!”
Apesar de seu sucesso na internet, a prática de tampar a boca ainda carece de comprovação científica — e já foi associada a riscos.
“Os supostos benefícios — como melhora da apneia, redução do ronco, melhora na aparência do nariz e do maxilar — não se confirmam na prática”, afirma o especialista em sono Brian Rotenberg, professor de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço da Faculdade de Medicina Schulich da Western University, em London, Ontário.
Se você faz parte dos cerca de 30 milhões de norte-americanos com apneia do sono, tampar a boca pode restringir seriamente o fluxo de ar, privando o cérebro e o corpo de oxigênio, alertam os especialistas.
A apneia do sono é uma condição grave em que a pessoa para de respirar por até um minuto várias vezes por hora. Em casos severos, essas interrupções podem acontecer centenas de vezes por noite.
Nos Estados Unidos, estima-se que 23,5 milhões de pessoas com apneia do sono ainda não tenham sido diagnosticadas, segundo a Academia Americana de Medicina do Sono. Quando não tratada, a condição pode levar a doenças cardíacas, diabetes, AVC, depressão e até morte precoce.
Uma análise recente feita por Rotenberg e colegas concluiu que tampar ou selar a boca ou prender o queixo para mantê-lo fechado “pode representar um risco grave de asfixia na presença de obstrução nasal ou refluxo”.
Obstruções nasais também dificultam a respiração pelo nariz, e por isso recorrer à fita sem antes consultar um especialista em sono é arriscado, segundo os especialistas.
“Há muitas razões pelas quais não conseguimos respirar pelo nariz — desvio de septo, pólipos nasais e, em alguns casos, até tumores nasais”, explica Rotenberg.
“Muita gente prefere recorrer ao Instagram, TikTok ou outras fontes, em vez de procurar um médico ou enfermeiro para obter um diagnóstico.”
O objetivo de quem usa a fita é respirar pelo nariz — o que de fato é mais saudável, dizem os especialistas. Pelos finos chamados cílios filtram poeira, alérgenos, germes e outras impurezas do ar.
Além disso, o ar que entra pelo nariz é umidificado, enquanto o ar seco respirado pela boca pode irritar os pulmões, segundo Raj Dasgupta, professor associado de medicina clínica, pneumologia, cuidados intensivos e medicina do sono no Huntington Health, em Pasadena, Califórnia.
“A respiração nasal pode reduzir a pressão arterial ao aumentar o óxido nítrico, um composto que ajuda a manter a pressão sob controle”, afirma Dasgupta.
Respirar pelo nariz também é mais relaxante — por isso a prática é recomendada junto com atividades como yoga e meditação para ajudar a induzir o sono.
No entanto, quem cola a boca não experimenta esses benefícios se não aprender antes a posicionar corretamente a língua, afirmou Ann Kearney, fonoaudióloga da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.
“É frustrante ver pessoas achando que basta tampar a boca e pronto — não é esse o ponto”, diz Kearney. “A língua precisa estar posicionada para cima e para frente, ou os benefícios da respiração nasal não virão.”
Para isso, posicione a ponta da língua logo atrás dos dentes superiores da frente e relaxe-a ao longo do céu da boca, mantendo-a ali. Outra forma de visualizar: tente dizer a palavra "the" (em inglês), mas sem tirar a língua dos dentes. Em seguida, relaxe a língua no topo da boca.
Se a língua não for movida para cima e para a frente, "a base da língua fica recuada na via aérea, o que gera uma obstrução maior”, afirma Kearney. "Mas ao colocá-la para cima e para frente, essa via é liberada e a respiração nasal se torna mais fácil".
Se, mesmo assim, você decidir usar a fita — após avaliação médica — basta um pedaço de aproximadamente 5 cm de fita médica fina, segundo ela.
"Já ouvi relatos absurdos nas redes sociais de pessoas usando silver tape ou cobrindo completamente a boca com fitas grandes", afirma Kearney. "Isso não é necessário".