Nesta reportagem é abordado um assunto muito comum em nosso meio, muito frequente e principalmente nas mulheres, que são as fissuras calcâneas ou as rachaduras nos calcanhares, pensando nisso e também com os meses mais quentes do ano se aproximando vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto.
As fissuras calcâneas ou rachaduras nos calcanhares ocorrem devido ao espessamento e o endurecimento da camada externa da pele, o que se deve principalmente a falta de hidratação que faz com que o tecido perca a sua elasticidade. E como consequência da frequente pressão sobre a parte de trás do pé, ao caminhar, as rachaduras nos pés podem surgir.
Essas fissuras ou rachaduras nos pés, são lesões que abrangem a epiderme. No entanto, se não forem tratadas no início, as lesões podem piorar e atingir tecidos mais profundos, causando sangramento e dor, o que representa uma porta de entrada para bactérias e fungos. Nos pacientes diabéticos também é comum haver rachaduras calcâneas, pois nos diabéticos a pele fica menos sensível e mais fina. Assim sendo, eles devem hidratar os pés diariamente, de modo a evitar patologias mais graves e que podem resultar em amputações.
A ocorrência desta podopatia é maior entre as mulheres, especialmente naquelas com sobrepeso. Todavia, existem diversos outros fatores que podem causar as rachaduras, tais como o uso de medicamentos e o contato com outros produtos químicos, assim como também doenças como a psoríase, doenças vasculares, o formato anatômico dos pés, a predisposição genética, o hábito de andar descalço, intensa exposição solar e a falta de hidratação.
Não é aconselhado esfoliar e lixar os pés de modo a remover a camada mais grossa em casa, pois especialmente o lixamento incorreto, pode agravar ainda mais o problema. O podólogo possui conhecimentos técnicos de biomecânica para remover as queratoses da pele, e assim remover a quantidade certa sem danificar os pés.
As rachaduras intensas nos calcanhares e por muito tempo, podem ser sinal de alguma doença oculta, como a Diabetes. Por isso, o prognóstico do podólogo é importante, pois dependendo deste, o cliente deve ser orientado a procurar um especialista.
Orientações para evitar as rachaduras:
Examinar os pés diariamente;
Higienizar e secar os pés;
Usar meias de algodão;
Não lixar os pés em casa;
Não andar descalço;
Hidratar os pés com creme;
Ingestão frequente de água.
O uso de cremes ricos em óleos essenciais, vitaminas lipossolúveis e também produtos com vaselina, silicone e ureia ajudam a manter a pele macia e bem hidratada, diminuindo a predisposição a fissuras.
A dica para uma hidratação melhor e mais profunda é, preferencialmente à noite, aplicar o creme e envolver os pés com filme PVC ou usar meias, o que agiliza e otimiza a hidratação.
Pensando nisso, o Espaço Pés Saudáveis Podologia está se preparando para trazer novas técnicas de tratamento para esta podopatia e já dispõe de alguns produtos para a hidratação dos pés, fortalecimento das unhas e antimicóticos, contribuindo para proporcionar mais alívio, conforto e saúde para os pés. Afinal, são eles que nos carregam todos os dias para todos os lugares.
Os atendimentos no Espaço Pés Saudáveis Podologia são de segunda a sábado – com horário agendado – na Rua Helmuth Smidt, 1110, sala 01, no centro de Cerro Largo.
O fone /whats é o (55) 9.9600.7700.