A atriz Sofía Vergara, 51, contou que aprendeu a fumar para viver a traficante colombiana Griselda Blanco na minissérie Griselda. "Eu aprendi a fumar e nunca nem toquei em um cigarro a minha vida toda. E eu tinha 50 anos de idade", contou em entrevista ao Entertainment Tonight.
Segundo Vergara, os cigarros cenográficos eram de ervas, sem nicotina (que causa dependência) - produtos assim também costumam não ter tabaco.
Mas será que mesmo sem essas substâncias os cigarros fazem mal? Pneumologistas consultados afirmam que sim. Isso acontece porque a combustão (ou queima) gera substâncias tóxicas. Três exemplos são o alcatrão, a acroleína e o monóxido de carbono, indica a pneumologista Maria Vera Cruz, do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), em São Paulo.
Não existe fumaça segura para ser inalada para os pulmões. Claudio Luiz Ferraz, pneumologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo
"A combustão de qualquer produto gera substâncias tóxicas em partículas, que, ao serem inaladas, podem causar vários tipos de doenças", completa o médico.
Mais estudos científicos são necessários para entender a extensão dos riscos desses produtos. De acordo com Ferraz, esse é um "território ainda não totalmente conhecido pela ciência".
No entanto, pesquisas já apontam que os malefícios estão ligados ao tempo de uso e às ervas escolhidas. Uma combinação comum, por exemplo, é o cigarro de sete ervas, que leva alecrim, alfazema, calêndula, camomila, hortelã, jasmim e sálvia.
As consequências descritas são semelhantes às relacionadas ao consumo de longo prazo dos cigarros convencionais. É o caso de câncer de boca e de pulmão, doenças pulmonares (como o enfisema) e cardíacas, principalmente.
Queixas agudas, de pouco tempo de uso, também podem surgir. Exemplos comuns são pneumonias e inflamações no pulmão. Cigarros de ervas sem controle de produção também aumentam o risco de infecções, que podem ter desfechos graves.
Sofía Vergara fumava na maioria das cenas e contou que teve dores de cabeça intensas por seis meses - o período de gravações, devido aos cigarros.
Segundo os pneumologistas, isso também é justificado pela liberação de substâncias tóxicas, sobretudo o monóxido de carbono. Quando inalado, ele tem efeito irritativo e pode causar sintomas, incluindo a dor de cabeça e sensação de sonolência.
Baseada na vida de Griselda Blanco (Sofia Vergara), a história desse drama policial segue a personagem-título, uma notória traficante de cocaína que, após fugir de Medellín com os seus três filhos rumo a Miami, se torna uma grande e poderosa líder do império das drogas na região durante as décadas de 1970 e 1980. E é nessa trajetória no universo do narcotráfico que ela acaba se tornando também a primeira mulher desse negócio criminoso a ficar bilionária.
A minissérie Griselda está disponível na Netflix.