Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 23/01/2023 17:49:30

Como prevenir o Norovírus

Microrganismo está por trás do surto de diarreia em Florianópolis
Crédito; Fran Jacquier / Unsplash

Medidas de prevenção incluem práticas de higiene e de consumo adequado de alimentos


Durante décadas, o rotavírus foi responsável por surtos de infecções gastrointestinais e diarreia, sobretudo em crianças menores de cinco anos.

Com o controle baseado em vacinação, este cenário mudou nos últimos anos, abrindo espaço para um vírus menos conhecido: o norovírus, a principal causa das diarreias provocadas por vírus no mundo.

O recente surto de diarreia em Florianópolis foi causado por infecções por norovírus e rotavírus. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, até o dia 20 de janeiro, 12 amostras de material fecal para diagnóstico viral tiveram resultado positivo, sendo encontrado em 9 amostras a presença de norovírus e em 3 amostras a presença de rotavírus.

Ao todo, a secretaria recebeu desde o início do ano 52 amostras de pacientes, que já estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Todos os anos os norovírus causam cerca de 200 mil mortes e 685 milhões de casos, sendo as crianças a parte da população mais afetada.

"Durante muito tempo, a incidência de norovírus esteve associada a ambientes confinados, como creches, asilos ou navios de cruzeiro. Hoje, a transmissão é amplamente distribuída e atinge pessoas de diferentes idades, em diversos locais", explica o virologista Tulio Machado Fumian, pesquisador do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Esses vírus se espalham facilmente pelo contato pessoa a pessoa, pelo contato com partículas de fezes, água e alimentos contaminados. Cerca de 14% dos surtos em países desenvolvidos acontecem por transmissão alimentar, uma proporção que pode ser maior em países de condições sociais mais vulneráveis.

As frequentes mutações genéticas e recombinações do vírus, que possibilitam a uma pessoa se infectar mais de uma vez, dificultam o desenvolvimento de uma vacina.

 

Como prevenir a infecção por norovírus

A infecção por norovírus pode provocar diarreia de característica aquosa, sendo comum a presença de vômito, mas rara a manifestação de febre, como acontece com o rotavírus.

O período de incubação é de 18 horas a 2 dias e a doença pode durar até dois dias, de acordo com o Ministério da Saúde.

As medidas de prevenção incluem práticas de higiene e de consumo adequado de alimentos, como lavar sempre as mãos antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular ou preparar os alimentos, amamentar, tocar em animais.

Desinfetar superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos e não utilizar água de riachos, rios ou poços contaminados também contribui para evitar a infecção por norovírus.

Fonte: Lucas Rocha / CNN Brasil
norovírus
rotavírus
diarreia
surto
infecção

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp