Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 24/04/2022 09:57:13

Meningite: tipos, sintomas e tratamento da doença

Inflamação das membranas que envolvem o cérebro pode ter várias causas
Crédito: Reprodução

Considerada um desafio de saúde pública, a meningite consiste na inflamação das membranas que envolvem o cérebro, chamadas meninges. A doença pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos, sendo a meningite bacteriana a de maior impacto global.

Neste domingo, 24 de abril, o Dia Mundial da Meningite destaca a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e da melhoria das medidas de apoio aos que sofrem com a doença. Em 2021, a Confederação das Organizações de Meningite propôs a mudança da data oficial para o dia 5 de outubro, com o objetivo de atingir um público mais amplo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a meningite é uma doença devastadora, com alta taxa de letalidade, que pode levar a graves sequelas a longo prazo. Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas são afetadas pela meningite anualmente em todo o mundo, sendo que a cada dez pacientes, um morre em decorrência da doença e outros dois ficam com sequelas. Segundo a OMS, cerca 10% das pessoas que contraem a meningite bacteriana têm complicações graves.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é considerada uma doença endêmica no Brasil. Nesse contexto, são esperados casos ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais.

Segundo a pasta, a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no período do outono e inverno, enquanto os casos da doença causados por vírus são mais comuns primavera e no verão.

Fonte: Lucas Rocha / CNN Brasil
meningite
inflamação
cérebro

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp