Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 10/11/2023 20:27:19

Diabetes afeta 9,6% das pessoas com plano de saúde

Doença é mais comum entre pessoas sedentárias ou com obesidade
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Freepik)

O diabetes atualmente afeta 9,6% dos beneficiários inseridos na saúde suplementar — cerca de 4,87 milhões de pessoas

Os dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), cedidos com exclusividade à CNN Brasil, mostram que a doença vem avançando dentro do público que usa algum plano ou seguro de saúde no país: houve aumento de 3,6 pontos percentuais na proporção de pessoas com a doença — cerca de 1,8 milhão de novos casos no país, em comparação com o cenário há 15 anos.

O diabetes é uma síndrome metabólica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. A doença pode ter causas genéticas, biológicas ou ambientais.

A análise, baseada nos dados do Inquérito Telefônico para Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) de 2023, indica que a prevalência da doença é maior entre o público com 60 anos ou mais (26,3%). Nas faixas etárias de 40 a 49 anos, é de 9,4%, e na de 18 a 39 anos de apenas 1,7%. Observa-se, também, que de modo geral, a diabetes é mais comum entre pessoas com menos escolaridade.

A pesquisa ainda mostra que os beneficiários de planos de saúde mais sedentários, bem como aqueles com obesidade, apresentaram maiores taxas da doença. Nas pessoas com obesidade, por exemplo, o diabetes atingiu 15,6% — mais do que o dobro do número de não obesos (7,5%).

De acordo com João Eduardo Nunes Salles, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o tratamento da diabetes passa pelo tratamento da obesidade. Em evento promovido pela Novo Nordisk, na terça-feira (07), o especialista destacou a importância da atuação no combate à obesidade para prevenção e tratamento da doença.

Fonte: Guilherme Gama / CNN
diabetes
diabetes mellitus

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp