Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 15/03/2023 17:22:57

Fiscalização interdita abatedouro em Cândido Godói

Foram apreendidas três toneladas de alimentos impróprios para consumo
Fotos: Divulgação / Ministério Público

A Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar RS realizou uma operação no município de Cândido Godói na terça-feira, 14 de março.

Três estabelecimentos – um abatedouro e dois mercados – foram fiscalizados e autuados, sendo o abatedouro interditado. No total, foram apreendidas e inutilizadas aproximadamente três toneladas de produtos impróprios para o consumo.

O abatedouro interditado apresentava condições precárias de higiene, no processamento, armazenamento e transporte de carne (veículo sem refrigeração). O local ainda foi autuado por apresentar irregularidades ambientais e maus-tratos aos animais (inclusive espera para o abate sem água), pois realizava o abate com materiais impróprios (marreta com pino de ferro, proibido há mais de 20 anos por não respeitar o bem-estar do animal no abate humanizado). Além do abatedouro, um mercado comercializava banha e carne sem etiqueta de identificação, carimbos e lacres (itens obrigatórios). Produtos com prazo de validade vencido, sem procedência, armazenados de forma inadequada e com rótulos sobrepostos, foram as irregularidades encontradas durante a ação.

Participaram da operação o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco – Segurança Alimentar), promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho; a promotora de Justiça que atua em substituição em Campina das Missões, Ana Paula Mantay; servidores do Gaeco – Segurança Alimentar; representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Cândido Godói; Secretaria Estadual da Saúde; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram). 

Fonte: Ministério Público
fiscalização
saúde
saúde pública
interdição
abatedouro

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp