Direção e colaboradores do Hospital de Caridade Serro Azul (AHCASA) recepcionaram, no começo da noite de terça-feira (4/7), membros da comunidade cerro-larguense e regional, quando foram demonstradas melhorias que estão sendo feitas naquela casa de saúde e apresentados dois novos médicos que passam a atuar na instituição, Jerônimo Dias de Castro e Vinicius B. Silveira.
Foi revitalizada uma ala do hospital, onde agora funcionam três consultórios, que é mais uma opção de atendimento médico no município, além de auxiliar no desafogo do serviço de pronto atendimento (urgência e emergência).
Os médicos Jerônimo Dias de Castro e Vinicius B. Silveira, apresentados oficialmente na ocasião, se revezarão no atendimento durante o dia, de segunda a sexta-feira, assumindo a responsabilidade pelo pronto atendimento, organizando as escalas de plantões à noite, nos finais de semana e feriados, bem como prestar atendimento em consultório.
Além dos Drs. Jerônimo e Vinicius, um terceiro consultório será ocupado de maneira rotativa por outros profissionais da área médica, ampliando a oferta de serviços do Hospital.
O clínico geral Jerônimo Dias de Castro, 36 anos, é natural de Tapera e formado pela ULBRA, de Canoas, há seis anos. Há dois anos atua na AHCASA, realizando plantões, e desde fevereiro está também no atendimento diurno. Reside e atua em Santo Ângelo, onde é sócio proprietário de uma Clínica Médica de Múltiplas Especialidades, pois além de Cerro Largo, ele trabalha em outras três cidades, entre essas, Eugênio de Castro, na qual é médico concursado do Município, prestando excelência em atendimento para a comunidade.
Também clínico geral, Vinicius Braga Silveira, 28 anos, graduou-se pela UFN, de Santa Maria, no final de 2022. Santa-mariense, está residindo em Cerro Largo e começou a trabalhar na AHCASA recentemente.
Ambos atuarão no atendimento eletivo, realizando consultas por meios de convênios, planos de saúde ou particular.
O presidente da AHCASA, Sebastião Leonardo Terra Leite, destacou que o Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) realiza cerca de 1.300 exames por mês, entre tomografias computadorizadas, mamografias, ultrassons, raios x, eletrocardiogramas, endoscopias, e biópsias de tireoide e mama, entre outros.
No centro cirúrgico, que também foi visitado, foram realizadas cerca de 500 cirurgias em 2022, entre as quais procedimentos oftalmológicos, cesarianas, herniorrafias, vesícula, etc. A meta, para 2023, é chegar a 750 cirurgias.
Leite também salientou que "em 2022, tivemos aproximadamente duas mil pessoas internadas em nosso hospital, buscando o restabelecimento das condições de saúde. Além disso, mais de mil pessoas são atendidas todos os meses no setor de emergência". São números que mostram a importância da casa de saúde para Cerro Largo e microrregião.
"Mais uma vez, agradecemos a todos pelo apoio incondicional que a comunidade presta e colocamo-nos sempre à disposição para o desenvolvimento de novos projetos que visem melhorar o nosso hospital", finalizou o Presidente.