Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 25/08/2023 18:22:51

Covid: é importante estar com a vacina em dia

Hemisfério Norte registra aumento no número de infecções e internações pela doença
Crédito: Sandro Araújo / Agência Saúde DF

Especialista explica que a BA.286 e a EG.5 são da linhagem da Ômicron e mais transmissíveis

Em meio ao surgimento de novas variantes do coronavírus, é importante que a população esteja com a vacinação contra a Covid-19 em dia, alerta o infectologista Julio Croda, da Fiocruz.

O Brasil já tem casos confirmados da subvariante EG.5 e a BA.286, que está presente em países como Estados Unidos e Reino Unido, é alvo de atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Essas subvariantes utilizam mecanismos de escape da resposta imune, que favorecem uma maior transmissão", explicou Croda à CNN Rádio.

O infectologista reforçou que os sintomas são os mesmos e, principalmente, que "as vacinas continuam funcionando contra hospitalizações e óbitos".

Croda destaca que o hemisfério norte tem um aumento no número de infecções e internações por Covid, "principalmente em idosos e imunocomprometidos".

O impacto, porém, deve ser menor do que na cepa original Ômicron, "por causa da imunidade proveniente da vacina e infecção prévia".

No entanto, ele disse que cobertura vacinal no Brasil é baixa, e que especialmente os grupos mais vulneráveis "precisam estar com a vacina mais atualizada, a bivalente".

"Reforçamos que, no momento, não observamos aumento de hospitalizações e óbitos por Covid-19 no Brasil, mas este é o momento que temos que nos preparar melhor", completou.

Fonte: Amanda Garcia / CNN
vacina
vacinação
coronavírus
covid-19
bivalente

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp