Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 09/06/2023 20:25:59

Temos que recuperar a confiança nas vacinas

Dia Nacional da Imunização é comemorado neste 9 de junho
Crédito: Reprodução

Juarez Cunha afirmou que neste Dia Nacional da Vacinação, há "muito o que comemorar", mas que há preocupações com as coberturas vacinais

O Dia Nacional da Imunização é comemorado neste 9 de junho.

A data traz "muito o que comemorar", mas também algumas preocupações, em especial com a queda das coberturas vacinais no Brasil.

Esta é a avaliação do diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Juarez Cunha.

Ele afirmou que a desconfiança das pessoas passa por uma série de fatores, como falta de vacinas em postos, horários de atendimento para imunização e a falta de percepção de risco.

"Temos que recuperar a confiança que tínhamos a 30, 40 anos atrás, proveniente de confiança nas instituições, nos governantes e profissionais de saúde", disse.

O especialista defende que todos esses atores, durante a pandemia de Covid-19, foram alvo de politização em detrimento do que preconizava a ciência.

"Ainda não conseguimos reverter, temos que recuperar esse valor, o brasileiro nunca perguntou de onde era a vacina, qual a tecnologia, e ainda assim era imunizado".

Para Juarez, é preciso informação, tanto para profissionais e para a sociedade; e comunicação, com divulgação e peças publicitárias.

"Temos vacinas seguras, eficazes e gratuitas, temos que levar a nossa criançada para se vacinar, e todas as faixas etárias também", completou.

Ao mesmo tempo, ele reforça que "o valor das vacinas é impressionante, com erradicação de doenças, além da eliminação e controle de muitas outras".

"Temos um calendário maravilhoso, que protege em especial as crianças, que são as mais vulneráveis", reforçou.

Fonte: Amanda Garcia / CNN
vacina
vacinação
imunização

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp