Moradores do Rio Grande do Sul foram surpreendidos - ontem e hoje - com uma chuva diferente: é o raro fenômeno da chuva preta. As imagens que circulam em redes sociais mostram baldes e piscinas cheios de um líquido escuro.
Não é difícil imaginar que isso acontece por causa das queimadas que assolam o Brasil: mais de 60% do país está coberto por fumaça.
É um fenômeno semelhante ao da chuva ácida: a imensa quantidade de gases e partículas de poluentes no ar se une às partículas de água das nuvens. Quando chove, a chuva arrasta as partículas junto. Se por um lado a atmosfera pode ficar mais limpa e a qualidade do ar, melhor, a água preta causa bastante estranhamento.
Não é a primeira vez que o fenômeno acontece no Brasil. Em 2019, a fumaça dos incêndios na Amazônia viajou o país em uma massa de ar e acabou se precipitando em São Paulo. Naquela ocasião, a chuva preta e com cheiro de fumaça que caiu na capital foi estudada por uma equipe de pesquisadores das Universidades de São Paulo e São Caetano do Sul.
Embora uma ou outro fenômeno de chuva preta isolado seja relativamente inofensivo para a saúde humana, é importante tomar cuidado.
A água não deve ser consumida, nem oferecida aos animais. Se possível, também não é hora de tomar banho de chuva.
A composição exata dessa chuva não é conhecida, mas é provável que ela contenha algumas substâncias que são prejudiciais para a saúde. "Estudos anteriores descobriram que as emissões da queima de biomassa na estação seca da Amazônia podem causar efeitos adversos à saúde humana da população local exposta"; escreveram os autores. "Observou-se que o material particulado é mutagênico e carcinogênico, com o risco potencial de danos ao DNA, mutação e câncer".
Depois da chuva, é claro, essa água vai parar no solo e na vegetação. Assim como a chuva ácida, ela pode trazer prejuízos e danificar a estrutura das plantas e minerais. Tudo depende da quantidade, da composição da água, e outros fatores que variam de caso a caso.
Resumindo: a chuva preta não é completamente inofensiva.
Municípios da região registram chuva preta