No momento em que os números relativos à Covid-19, em Cerro Largo, estão relativamente sob controle (ontem, dia 15, houve o registro de apenas um novo caso e não havia casos ativos), o surgimento de casos de dengue vem despertando a atenção não apenas no município, mas em toda a região missioneira.
CONDIÇÕES FAVORÁVEIS
"Vemos com cuidado a situação do avanço de casos de dengue em Cerro Largo e acompanhamos de perto o aumento de casos em toda região. Sabemos que é uma doença que exige um trabalho ativo e constante, pois a proliferação do mosquito é rápida quando encontra condições favoráveis. E o período de chuvas que ocorre neste momento oferece estas condições", destaca a secretária Aline Klein Ledur.
20 CASOS CONFIRMADOS
No momento há 20 casos positivos e 41 casos aguardando resultado do Lacen, em Cerro Largo.
A Secretaria da Saúde reforça a importância de procurar a unidade de saúde, caso a pessoa sinta alguns dos sintomas. E pede que caso o cidadão opte por fazer o teste de forma particular, informe o resultado na unidade de saúde.
MAPEAMENTO
Segundo Aline Ledur, os trabalhos realizados pela equipe de combate as endemias, bem como a aplicação do inseticida, dependem do correto mapeamento das áreas com casos suspeitos e confirmados. Por isso a informação e a comunicação são muito importantes.
ATUAÇÃO EM VÁRIAS FRENTES
"A Secretaria da Saúde não tem medido esforços para minimizar o surgimento de novos casos, e os trabalhos adotados vão desde a atuação direta no foco até intensos trabalhos de conscientização popular", ressalta a Secretária.
Realizam-se visitas diárias nas residências, na busca ativa por larvas e criadouros, trabalhos de varredura em terrenos baldios e áreas consideradas de risco para dengue, como lixões, depósitos de materiais, cemitérios e comércios como borracharias e postos de combustíveis.
A equipe de combate as endemias mapeia todas as áreas nas visitas, identificando os riscos, orientando moradores e comerciantes, fazendo a coleta de larvas para identificação e eliminação de criadouros.
"Existem vários trabalhos realizados pela Secretaria da Saúde, com apoio de outras Secretarias, que tem como objetivo frear o surgimento dos casos de dengue e também educar a população no sentido da prevenção e do combate ao mosquito", enfatiza Ledur.
Nos Mutirões de Limpeza, que vem sendo realizados em parceria com a Secretaria de Obras, é feita a retirada de materiais acumuladores de água, entulhos, limpeza das ruas. E, além disso, são feitas visitas nas residências pelas agentes de saúde e pela equipe de combate as endemias, que fazem a entrega de cadernos para as crianças. Cadernos estes que são distribuídos gratuitamente e que contém na capa orientações quanto aos cuidados para a prevenção à dengue.
Nas ultimas semanas a Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação e Cultura e a Secretaria do Comércio ,Turismo e Comunicação planejou, organizou e realizou o projeto MOBILIZAR E EDUCAR, que visitou as escolas , creches e APAE de Cerro Largo, com palestras e atividades educativas com o objetivo de preparar e tornar os alunos capazes de identificar e diferenciar o mosquito Aedes Aegypti, e assim prevenir e eliminar possíveis focos em suas residências.
KITS PARA CAIXA DÁGUA
A Secretaria de Saúde de Cerro Largo faz também um trabalho que é reconhecido e adotado em outras regiões, após comprovada a eficácia na diminuição do surgimento de novos casos da doença, que consiste na distribuição dos kits para caixa d’água.
Esses kits são entregues aos munícipes que fazem a coleta de água da chuva em suas residências na área urbana, contendo um dosador, uma pedra de cloro e uma tela com elástico a ser colocada para evitar a entrada do mosquito que ali depositaria seus ovos.
APLICAÇÃO DE INSETICIDA
Uma das perguntas que a Secretaria da Saúde recebe frequentemente é referente à aplicação do inseticida. Ela é feita seguindo as orientações e os protocolos definidos pela 12ª Coordenadoria de Saúde. E sua aplicação deve ser acompanhada de outros trabalhos realizados em campo pelos agentes.
"Embora entendamos que muitas pessoas queiram a aplicação, pedimos a compreensão dos munícipes, pois o inseticida demanda cuidado na sua aplicação respeitando os protocolos e as normativas que tratam do seu uso", frisa Aline Ledur.
LIMPEZA PERMANENTE
A Secretaria da Saúde reforça os pedidos a todos que mantenham suas caixas d’agua tampadas e tratadas, pneus e outros possíveis locais acumuladores de água sempre secos e cobertos e que façam uso de repelente sempre que possível.
"Seguimos empenhados em todas as áreas na prevenção e no combate a dengue, e convidamos a todos a se unir a nós, pois a saúde depende dos cuidados que tomamos diariamente", conclama Everton Schwanck, agente de combate as endemias.
RS se aproxima de oito mil casos de dengue em 2022