Durante o verão, aumentam as atividades ao ar livre, a exposição solar e junto o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas.
Em 2018, segundo o INCA, estima-se que surgirão cerca de 165.580 novos casos de câncer de pele (melanoma), sendo 85.170 em homens e 80.410 em mulheres.
Por isso, a biomédica esteta Dra. Rejane Wisniewski separou algumas dicas de cuidados para a sua pele.
Filtro solar
No verão é preciso intensificar o uso de filtro solar. O uso de fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, é recomendado para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, etc).
Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses. E pessoas de pele negra também não podem se esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas.
Horário
Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão).
Hidratação
Altas temperaturas exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Aumente a ingestão de líquidos, sendo os principais a água, o suco de frutas e a água de coco. E aplique um bom hidratante, que tenha na composição vitamina E, óleo de semente de uva e ureia.
Higienizar a pele
No verão, esse hábito se torna ainda mais importante. Com as temperaturas mais elevadas e o clima quente, a pele passa a produzir ainda mais sebo, resultando em oleosidade.
Depilação constante
CUIDADO! Em excesso, danifica a camada mais superficial da pele e se houver exposição solar no local irá manchar. É necessário utilizar um filtro com barreira física no local e reaplicar a cada duas horas.
Perfumes e desodorantes
CUIDADO! Alguns produtos são fotossensibilizantes, ou seja, mancham a pele quando em contato com o sol.
Doenças da pele
A combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor elevam o risco de algumas doenças da pele, como: micoses, brotoejas, manchas, sardas brancas, acne solar.