Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 24/11/2022 17:23:10

Colesterol alto pode não apresentar sintomas

Um simples exame de sangue basta para que ele seja identificado

O colesterol passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol, conhecida popularmente como colesterol ruim, no corpo e do tipo de gordura ingerida.

O índice de colesterol pode estar ligado ao estilo de vida, como má alimentação, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Mas ele também pode estar associado a questões genéticas, que é chamado de hipercolesterolemia familiar (HF).

O médico cardiologista Marcelo Cantarelli, intervencionista da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, explica os riscos do colesterol alterado.

"Tem algo importantíssimo: colesterol alto pode não dar sintoma nenhum", alertou. Segundo o médico, "um exame de sangue simples" basta para que ele seja identificado.

"De preferência, um check-up anual, a não ser que tenha alteração, aí é preciso um pouco mais de frequência", completou.

Cantarelli destaca que "os níveis adequados são necessários para que não haja surpresa daqui uns anos com entupimento das artérias, que causa infarto e derrame, ou mesmo alteração dos rins".

"Diabetes, obesidade e vida sedentária são fatores que colaboram para aparecimento do infarto futuro, por isso anualmente vá ao médico para ver pressão, colesterol e glicose".

O médico explicou que o colesterol é necessário ao organismo, já que é responsável pela construção das paredes celulares, hormônios sexuais e suco biliar.

No entanto, "tudo em excesso faz mal": "70% dele é fabricado pelo fígado e 30% vem da alimentação, o que não pode é ter quantidade em excesso, acima de 200 no exame".

Fonte: Amanda Garcia / CNN
colesterol
diabetes
infarto
AVC
derrame

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp