Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 06/07/2023 14:31:43

Como evitar o ressecamento da pele no inverno

Confira algumas dicas para manter a pele hidratada nos dias mais frios

Queda da umidade do ar e das temperaturas na estação mais fria do ano podem deixar a pele com aspecto seco e quebradiço

O ressecamento da pele é um dos principais efeitos causados pela queda da umidade do ar e das temperaturas com a chegada do inverno.

O hábito de tomar banhos mais quentes favorece a remoção da oleosidade natural da pele, o que também contribui para a sensação de pele seca e com aspecto esbranquiçado. Cuidados como o reforço na hidratação corporal, atenção à temperatura do chuveiro e com a alimentação podem contribuir para reduzir os impactos da estação mais fria do ano.

"Erros comuns são os banhos quentes que ressecam mais a pele e o uso de loções ou óleos em uma época que a pele possa precisar de mais hidratação. Prefira o uso de cremes neste período", afirma a médica dermatologista Beatrice Abdalla, do Hospital Sírio-Libanês.

"O maior mito de cuidados no inverno é que não precisamos usar filtro solar. Continuamos com exposição solar no inverno e mesmo em dias nublados temos a passagem de radiação ultravioleta pelas nuvens, portanto imprescindível o uso de filtro solar, mesmo no inverno", diz Beatrice.

Algumas ações realizadas durante o dia a dia podem ser fundamentais para manter a pele saudável durante o período de frio, como explica Juliana Rampani, especialista em estética avançada e saúde integrativa.

"Aqueles pacientes que já têm uma pré-disposição para crises na pele devem ter os cuidados intensificados no inverno. Entre as práticas indicadas para eles, embora seja simples, está a diminuição do tempo no banho quente, pois a alta temperatura diminui a hidratação do maior órgão do corpo", diz.

 

Reforço na hidratação

No inverno, há uma diminuição da umidade do ar associado a temperaturas mais baixas, o que favorece o ressecamento da pele.

Nesse contexto, banhos muito quentes podem ser prejudiciais. “Água quente e sabões retiram a gordura natural da superfície da pele, que é importante para reter a água. Então, se perdemos essa camada, existe uma perda de água através da pele, que fica ressecada, opaca, com coceira”, explica a médica dermatologista Renata Janones, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O principal cuidado para evitar o ressecamento é a hidratação.

"Então, hidratar muito bem essa pele com cremes, evitar o uso de espumas ou loções nesse período, o que às vezes não vai fazer a hidratação adequada da pele. Principalmente, o uso de cremes seria o ideal", diz Beatrice. "Deve-se secar com a toalha com um toque macio, evitar esfregar muito a pele, evitar o uso de buchas", acrescenta.

 

Como manter a pele hidratada no inverno

A seguir, algumas dicas para manter a pele hidratada, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

- Beba no mínimo dois litros de água por dia

- Evite banhos quentes e muito demorados, se ensaboar demais e usar buchas

- Use o hidratante logo após sair do box, ainda no banheiro

- Para peles oleosas, e acneicas, evite hidratante comum no rosto, use oil free nas áreas de maior oleosidade, como rosto e tórax

- Lábios também costumam ressecar muito no inverno, use hidratantes específicos para essa região para evitar rachaduras

- Use filtro solar diariamente

 

Doenças dermatológicas

Algumas doenças dermatológicas, principalmente as que acometem a barreira cutânea, podem se exacerbar no inverno, segundo a médica dermatologista Adriana Vilarinho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

"Entre elas: dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase e ictiose vulgar. Nesse sentido, alguns cuidados são essenciais para mantermos uma barreira cutânea íntegra e a hidratação da pele preservada", diz.

Adriana recomenda usar um hidratante corporal 2 a 3 vezes ao dia, especialmente ao sair do banho, após se secar, com a pele ainda levemente úmida, o que ajuda na penetração do produto. “Importante caprichar nas áreas mais ressecadas como mãos, pés, pernas, joelhos e cotovelos”, recomenda.

Também é indicado usar um hidratante facial específico para seu tipo de pele, conforme a orientação de um dermatologista.

"Os lábios também costumam sofrer muito com o ressecamento no inverno, e devem ser hidratados várias vezes ao dia, com batons e cremes hidratantes específicos. Evite o hábito de umedecer os lábios com a saliva e de puxar a pele ressecada — isso pode agravar o ressecamento e machucar a região", orienta.

 

Alimentação

Para evitar os sintomas de ressecamento, é importante fazer hidratações corporais mais profundas. Além disso, deve-se investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

A ingestão de água também pode contribuir para que o paciente passe pelo período sem sofrer grandes impactos dermatológicos.

"Devido as baixas temperaturas algumas pessoas acabam deixando de se preocupar em beber água, o que acaba contribuindo para que a pele do paciente sofra ainda mais com o inverno; o ideal é manter o consumo sempre, que pode também vir com alimentos que sejam ricos com estas propriedades como, por exemplo, a laranja e a melancia; aliado a isso, o uso correto dos hidratantes também é indispensável", diz Juliana.

Fonte: Lucas Rocha / CNN Brasil
pele
hidratação
ressecamento
inverno

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp