Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 03/01/2024 19:39:19

Dica de Saúde: Cúrcuma

Um tempero com muitos benefícios para você
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Canva)

Hoje o Portal LH Franqui, em parceria com a Mais Natural Cerro Largo, inaugura a seção Dica de Saúde, onde periodicamente estaremos trazendo notícias, dicas e receitas relacionadas a produtos naturais, que podem ser encontrados na loja localizada na rua Helmuth Schmidt, nº 867, em diagonal com a Câmara de Vereadores de Cerro Largo.

Dica de Saúde: Cúrcuma

A cúrcuma é um tempero muito utilizado no nosso dia a dia, traz um sabor diferente para os pratos. Mas você sabia que ela, que também é chamada de açafrão-da-terra, açafrão-da-índia ou turmérico, pode trazer uma série de benefícios para a sua saúde?

A cúrcuma é uma planta de folhas longas, brilhantes, com cerca de 60 cm e raízes compridas com coloração laranja. Seu principal benefício é o seu grande potencial antioxidante, além de ser um tempero utilizado para auxiliar o tratamento, de forma natural, de problemas gastrointestinais, febre, resfriados e até mesmo reduzir os níveis de colesterol no organismo.

 

10 benefícios da cúrcuma

Todo alimento, ingerido regularmente, pode trazer uma série de benefícios e com a cúrcuma não é diferente. A cúrcuma, além de ser um tempero ótimo, traz benesses como:

- Auxilia no reequilíbrio do sistema digestivo, melhorando a digestão;
- Ajuda na perda de peso;
- No combate à gripes e resfriados;
- Ajuda a evitar crises de asma;
- Desintoxica e trata problemas de fígado;
- Regula a flora intestinal;
- Regula o colesterol;
- Estimula o sistema imunológico;
- Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne e psoríase;
- Melhora a resposta anti-inflamatória natural do organismo.

Além desses benefícios, a cúrcuma também pode ajudar a inibir a formação de coágulos sanguíneos, se for utilizado como tônico cerebral. Pode contribuir também para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

Todos esses benefícios são fruto da ação do princípio ativo da cúrcuma, a curcumina, que tem alto potencial medicinal, que vem sendo estudado para outras finalidades, como tratamento de feridas na pele e queimaduras, em formato de gel ou creme.

Nos últimos anos, diversos estudos científicos apontam ótimos resultados para tratamento de queimaduras utilizando a curcumina como princípio ativo.

 

Como utilizar a cúrcuma?

Existem algumas formas de se utilizar a cúrcuma, algumas são conhecidas, como o pó da sua raiz, um tempero muito comum, mas também pode ser utilizada em cápsulas. As folhas da cúrcuma também podem ser utilizadas, em alguns tipos de chás.

A cúrcuma tem efeitos colaterais?
Quando consumida de forma moderada, a cúrcuma não possui qualquer contraindicação. Mas como todo alimento, quando em excesso faz mal. Por isso, existem alguns efeitos colaterais, como irritação no estômago e enjoos.

 

Existe alguma contraindicação?

A cúrcuma tem diversos benefícios, mas existem algumas contraindicações. Pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares por conta de pedra na vesícula não devem fazer uso da cúrcuma.

Gestantes e lactantes devem consultar sua ginecologista para fazer uso do condimento, já que podem afetar de alguma forma a gravidez ou a amamentação, dependendo do caso.

Fonte: Dra. Larissa Diniz
mais natural
mais natural cerro largo
cúrcuma
açafrão-da-terra
açafrão-da-índia
turmérico

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp