Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Depressão, ansiedade e fobia são alguns dos transtornos que englobam a saúde mental e que precisam ser cuidados seriamente. O país contabiliza altos números de pessoas com problemas de ordem psicológica e por isso a importância de incentivar o debate e o tratamento.
Com o slogan "Quem cuida da mente, cuida da vida", os organizadores querem explicitar a ligação entre o bem-estar emocional e a qualidade de vida. Ou seja, que todo mundo possui problemas emocionais, e o melhor caminho para resolvê-los é por meio da terapia. O autoconhecimento pode evitar muitos males, além de cooperar para uma socialização mais saudável.
Entenda mais
Criada por psicólogos, a campanha pretende, por meio de palestras e ações diretas, quebrar tabus sobre a necessidade irrestrita de terapia e partilhar informações sobre os principais transtornos. Além disso, ajuda a divulgar locais de tratamento gratuito em todo o país.
Profissionais de diversas áreas estão envolvidos nos trabalhos de conscientização, como: psiquiatras, assistentes sociais e psicólogos. E, apesar de ser voltado para todos, os jovens são o principal foco desse trabalho; visto que o número de casos de suicídio, síndrome do pânico, FoMO e ansiedade vem crescendo ano após ano nessa faixa etária.
Fique atento!
Não é por acaso que janeiro foi escolhido como o mês para a tratar das questões emocionais e mentais. A virada do ano é sempre um momento de muitas expectativas e, consequentemente, grande ansiedade. O início de um novo ano sempre vem carregado de metas e planos que podem ou não serem concretizados. Portanto, saber lidar com essas emoções é de extrema importância.
Mesmo sendo difícil, é preciso saber enfrentar frustrações, desânimo, desespero etc. Do contrário essas emoções podem desencadear crises e agravar alguma condição psicológica. Por isso, é recomendável estar atento a certos sintomas, como:
- Falta de ar;
- Sensação de morte;
- Tontura;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Dor de cabeça;
- Medo extremo;
- Tristeza por dias seguidos;
- Nervosismo sem motivo aparente.
Estes e outros sinais podem apontar para algum problema psicológico. Portanto, não deixe de procurar um bom profissional para tratar desses distúrbios. Ninguém está livre de ter sua saúde mental afetada, e todo mundo tem traumas ou dificuldades de relacionamento que precisam somente de uma orientação especializada. E a melhor forma de alcançar o autoconhecimento e estar bem consigo mesmo é por meio da terapia.