Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 24/08/2020 12:46:19

AMM prepara cogestão e recorre contra bandeira vermelha

Mas 14 municípios missioneiros podem adotar os protocolos da bandeira laranja
13 regiões foram preliminarmente classificadas na bandeira vermelha

Na semana que passou, prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM) estiveram reunidos em videoconferência, para debater a formalização de sugestões relativas à cogestão do modelo de Distanciamento Controlado, do Governo do Estado.

A proposta da AMM, que teve a adesão de 2/3 dos prefeitos, será protocolada nesta segunda-feira (24/8), no Gabinete de Crise. A partir daí, o Governo analisa o que pode ser adotado.

BANDEIRA VERMELHA

Na sexta-feira (21), o Governo do Estado anunciou o mapa preliminar da 16ª rodada do Distanciamento Controlado, que colocou a região missioneira em bandeira vermelha, por mais uma semana.

Conforme a assessoria da AMM, o Comitê Gestor Regional da Saúde entrou com pedido de reconsideração, pedindo a adoção dos protocolos da bandeira laranja.

CRITÉRIOS TÉCNICOS

Na versão preliminar do Distanciamento Controlado, a região de Santo Ângelo obteve novamente mensuração final compatível à bandeira vermelha.

Em quatro indicadores, a região alcançou classificação de risco máximo (bandeira preta).

É o caso do número de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias (que passou de 27 para 36 casos), com aumento significativo.

Entre os indicadores mais graves da região consta também a relação de leitos de UTI livres para o número pacientes de Covid-19 precisando de tratamento intensivo, de mensuração macrorregional, mas que exerceu elevado impacto na mensuração da região.

Além disso, com o registro de quatro óbitos nos últimos sete dias, o indicador de projeção do número de óbitos para o período de uma semana para cada grupo de 100 mil habitantes está em bandeira vermelha.

No caso das hospitalizações registradas para cada 100 mil habitantes, a região também obteve bandeira preta no indicador.

BANDEIRA LARANJA - REGRA 0-0

Pela Regra 0-0 (municípios sem óbito ou hospitalização de moradores por Covid-19, nos últimos 14 dias), 14 cidades da região missioneira poderão seguir nesta semana adotando os protocolos da bandeira laranja. São elas:

Caibaté
Cerro Largo
Dezesseis de Novembro
Entre-Ijuís
Eugênio de Castro
Garruchos
Guarani das Missões
Mato Queimado
Roque Gonzales
Salvador das Missões
São Pedro do Butiá
Sete de Setembro
Ubiretama
Vitória das Missões

Os demais aguardam a divulgação dos recursos apresentados junto ao Gabinete de Crise, o que acontece no final da tarde desta segunda-feira (24/8).

PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO

O governo do Rio Grande do Sul recebeu, até a manhã de ontem (23), 10 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais sobre as restrições e bandeiras da 16ª rodada do mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado.

É o menor número de recursos enviados desde que a instância recursiva foi implementada, na sétima rodada. 

Fonte: Governo do Estado / Grupo Sepé
coronavírus
covid-19
governo do rs
distanciamento controlado
bandeira vermelha
amm

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp