Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 08/04/2022 01:12:16

Pandemia poderá mudar para endemia nos próximos dias

Com a mudança, Covid-19 deixaria de ser tratada como emergência de saúde
Bolsonaro falou no lançamento do Programa Renda e Oportunidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afirmar, ontem (7/4), que o governo deve rebaixar a pandemia de coronavírus para uma endemia no Brasil.

"Eu acho que nos próximos dias, passaremos de pandemia para endemia. Até conversei agora com o Fausto [presidente do Banco do Brasil]. Quem tá de máscara aí, porventura, ele acabou de dizer para mim que é facultativo, não é obrigado usar máscara mais. A gente vai se adequando, a gente vai buscando cada vez mais agir de forma correta no tocante a essa pandemia que está acabando", disse o Presidente.

Não é a primeira vez que o chefe do Executivo federal afirma que tomará a medida. Em março, Bolsonaro chegou a declarar que a medida seria tomada até o fim do último mês – o que não ocorreu.

MINISTRO CAUTELOSO

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, evita falar em prazos para rebaixar a pandemia para endemia no Brasil.

Isso porque a mudança pode afetar contratos emergenciais do governo, como os que envolvem vacinas e insumos médicos. A equipe técnica da Saúde estuda os impactos da medida.

Queiroga também tem se reunido com autoridades para apresentar dados sobre a pandemia, como a exemplo do número de internações e o avanço da vacinação de crianças e adultos. O objetivo é convencer as autoridades que é seguro tomar a decisão nesse momento.

Fonte: Metrópoles
coronavirus
covid 19
pandemia
endemia
jair bolsonaro

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp