Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 14/07/2021 14:28:10

Missões lidera a vacinação contra Covid-19 no Rio Grande do Sul

54,3% de toda a população-alvo missioneira já foi vacinada com ao menos uma dose
Crédito: Divulgação / 12ª CRS

Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, na Rádio Missioneira de São Luiz Gonzaga, ontem (13), o coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iury Sommer, parabenizou a região missioneira pelo empenho e trabalho de ponta desenvolvido na histórica campanha de vacinação contra a Covid-19.

Segundo Iury, com base nos dados disponíveis até ontem, a região das Missões possui o maior percentual de vacinas aplicadas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde.

Conforme o Coordenador, 54,3% de toda a população-alvo das Missões já foi vacinada com ao menos uma dose. "É a melhor região do Estado em termos de vacinação", disse Iury.

O Coordenador confirmou que a Regional de Saúde enviará até o final desta semana mais doses das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer aos municípios missioneiros para que possam antecipar a aplicação da segunda dose das vacinas. A medida ocorre após a Secretaria Estadual de Saúde decidir, em reunião na segunda-feira (12), por antecipar para dez semanas o intervalo entre as doses das vacinas. Até o momento, o período para a segunda dose era de 12 semanas após a primeira aplicação.

Conforme Iury, assim que as doses chegarem, os municípios poderão aplicar neste grupo que aguarda a segunda dose e também realizar a primeira aplicação em adolescentes, com idade de 12 a 17 anos com comorbidades, novo grupo contemplado com a imunização. Segundo Iury, o temor da presença da variante Delta (da Índia) no Rio Grande do Sul fez que a aplicação da segunda dose da AstraZeneca e da Pfizer fosse adiantada, já que estudos comprovam que duas aplicações dos imunizantes são eficientes contra a nova cepa.

O Coordenador de Saúde frisou que todos os municípios missioneiros estão recebendo o mesmo percentual de doses das vacinas, que são destinadas pelo Ministério da Saúde com base na estimativa populacional do IBGE. Conforme Iury, os dados são desatualizados, o que poderá gerar um déficit de imunizantes em alguns municípios. Para que toda a população-alvo seja contemplada, um dos critérios que pode ser utilizado é o do número de eleitores, dado mais próximo da realidade atual de cada município.

Por fim, Iury Sommer salienta que todos os protocolos sanitários precisam continuar sendo seguidos, mesmo com a vacinação, para se evitar que uma nova onda, causada por uma nova variante ainda mais agressiva, surpreenda a região.

Fonte: Izabél Cristina Ribas / Assessoria AMM
vacinação
vacina
coronavírus
covid 19
coronavac
12ª crs
12 crs
missões

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp