Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 26/11/2025 14:26:49

Anvisa aprova vacina contra dengue

Imunizante do Butantan é o primeiro do mundo em dose única
Foto: Instituto Butantan / Divulgação

A Butantan-DV poderá ser utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos

A Anvisa aprovou a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, a primeira do mundo em dose única. A Butantan-DV será utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos. A informação foi obtida em primeira mão pela repórter Bruna Barboza, da CBN.

Com o parecer favorável, o imunizante deverá ser incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

Imunizante estará no calendário vacinal em 2026

Ao Jornal da CBN, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o imunizante está disponível no calendário vacinal no começo de 2026.

"Amanhã, tem a reunião dos secretários estaduais e municipais de saúde com o Ministério. Vamos apresentar isso já para os gestores estaduais e municipais se organizarem. Vai para o Programa Nacional de Imunização, vacinar o Brasil todo".

Padilha disse ainda que convocou para a próxima segunda-feira (1º) uma reunião do Comitê Técnico de Especialistas, que definirá a estratégia de vacinação.

"Nós vamos trabalhar a partir dessas recomendações do Comitê Técnico de Especialistas, para definir o público que começa a vacinação, quais faixas etárias são prioritárias".

 

Butantan tem mais de um milhão de doses prontas

Mesmo antes da aprovação, o Butantan havia dado início à produção da vacina em seu parque industrial. O órgão já tem mais de um milhão de doses prontas para serem disponibilizadas ao PNI. O Instituto também fechou uma parceria internacional com a empresa chinesa WuXi para aumentar a produção.

O acordo permitirá ampliar a capacidade de fornecimento para entregar aproximadamente 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.

 

Ensaios clínicos

A aprovação da vacina ocorre após cinco anos de acompanhamento com voluntários do ensaio clínico de fase três encaminhados à Anvisa.

No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue. O estudo, conduzido entre 2016 e 2024, avaliou a Butantan-DV em mais de 16 mil voluntários residentes de 14 estados brasileiros.

Composto pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, o imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. A maioria das reações foi leve a moderada, sendo as principais: dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram raros e todas as pessoas se recuperaram.

 

Expansão da faixa etária

A vacina é a primeira que pode ser aplicada em apenas uma dose no mundo, tendo potencial de facilitar a adesão do público e a logística da campanha. Os resultados foram descritos em um relatório publicado por pesquisadores do Reino Unido na Human Vaccines e Immunothereapeutics, em 2018.

O estudo apontou que programas de imunização com menos doses estão associados a uma melhor cobertura vacinal e enfrentamento da doença. Agora, a ideia é ampliar a faixa etária de aplicação da vacina tanto para o público infantil quanto para aquele acima de 60 anos.

A Anvisa já concedeu aprovação para avaliar a vacina na população de 60 a 79 anos. Outros dados deverão também ser coletados para avaliar a inclusão das crianças de 2 a 11 anos nas recomendações. Os estudos clínicos já comprovaram que o imunizante é seguro nesta faixa etária.

Em 2024, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue — quatro vezes mais do quem 2023, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em 2025, até meados de novembro, foram notificados 1,6 milhão casos prováveis. Desde o começo dos anos 2000, mais de 20 milhões de brasileiros foram acometidos pela doença.

Fonte: Bruna Barboza e Luiz Fernando Figliagi / CBN
vacina
vacinação
dengue
butantan
Butantan-DV

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp