A Secretaria da Saúde (SES) distribuirá, na próxima segunda-feira (9/8), nova remessa com 325.195 doses de vacina contra a Covid-19 às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Desse total, 86.800 são Pfizer e 122.850, AstraZeneca – destinadas para a primeira dose (D1).
Outras 115.545 doses de AstraZeneca estavam reservadas há mais tempo na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, e serão distribuídas agora para a segunda aplicação (D2).
Desta vez, todo o transporte das cargas de vacinas será realizado por via terrestre. Cada Coordenadoria deverá enviar um veículo para retirada das doses na Ceadi, a partir das 13h30 de segunda-feira (9).
A SES e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) definiram, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) ontem (6), a destinação das doses recebidas pelo Estado ontem e hoje.
Os imunizantes destinados para a primeira dose serão distribuídos de forma igualitária aos municípios para a ampliar a campanha de vacinação por faixa etária. Frascos de AstraZeneca, Pfizer e Janssen ficarão reservados na Ceadi para distribuição posterior, podendo ser usado em possíveis ajustes no andamento da imunização.
Às 18h15 de ontem, avião vindo do aeroporto de Guarulhos (SP) pousou em Porto Alegre com 162.630 doses de Pfizer e 3.700 doses de Janssen enviadas pelo Ministério da Saúde. Mais tarde chegou outro avião, vindo do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com 137.500 doses de AstraZeneca.