Você sabe o que um psicólogo faz?
A maioria das pessoas desconhece as vantagens de ir a um psicólogo, além do preconceito que ainda há de uma parte da sociedade em relação ao trabalho dos psicólogos.
Qualquer pessoa pode ir ao psicólogo, e isso quer dizer que é alguém responsável e está disposto a buscar ajuda para ter uma vida melhor e mais saudável.
Mesmo assim muitos não sabem quando precisam procurar um psicólogo, na verdade não existe nenhum pré-requisito para marcar uma consulta com um psicólogo e conversar. No entretanto, há alguns sinais e sintomas que podem evidenciar que uma consulta com um psicólogo pode ajudar em sua vida e no seu cotidiano.
Sendo assim, segue uma lista com alguns dos principais sinais de que você precisa procurar o trabalho de um psicólogo:
As coisas pra você são "8 ou 80"
Se vê encurralado(a) quando tem que tomar uma decisão? Tomar decisões é muito difícil, não é? Se perceber com poucas opções e possibilidades é realmente péssimo. Se sente frustrado(a) e ansioso(a), por não conseguir analisar as consequências agradáveis nas opções que tem? A vida é feita de infinitas possibilidades, o que as pessoas precisam é de ampliar a própria consciência sobre as situações inusitadas da vida. O psicólogo certamente pode ajudar a vida ser menos “8 ou 80”, e portanto mais agradável e tranquila.
Irritabilidade frequente
Você frequentemente se irrita com as situações e os acontecimentos da vida? É provável que você saiba o que deve fazer, mas simplesmente não consegue. E acredite: isso é esperado. Não é simples seguir um roteiro de "não vou me irritar" ou "quando alguém fizer isso eu vou reagir assim", simplesmente porque a natureza humana é muito mais complexa do que isso. O psicólogo vai te ajudar a entender melhor tudo que se relaciona a sua irritabilidade, e a lidar de formas diferentes com as situações adversas.
Você não consegue se engajar no trabalho
Você tenta ser mais produtivo de verdade, Mas não consegue? Essa experiência que você está tendo de baixo envolvimento com o trabalho tem um significado, você só não sabe ainda. O psicólogo é o profissional mais indicado para te ajudar a descobrir o que está acontecendo na sua vida profissional.
Você não está satisfeito com seus relacionamentos
Você não parece satisfeito com as formas que seus relacionamentos acontecem? Se gosta de alguém, essa pessoa não gosta de volta? e se alguém gosta de você, você não quer nada com essa pessoa? Parece (quase) impossível ter um relacionamento duradouro. Além disso, parecem existir tantas regras para ter um relacionamento bem-sucedido. Tantos "faça" e tantos "não faça", que não ajudam e só parecem atrapalhar. E parece não haver espaço para ser autêntico. Ir ao psicólogo é uma jornada em que sua autenticidade é cada vez mais desvelada. E esta autenticidade está diretamente relacionada com o seu bem-estar nos relacionamentos. Você aprenderá a se sentir bem e a ser feliz sendo você mesmo.
A vida parece ser a mesma há muito tempo e não muda
Parece que há anos você vive sempre as mesmas coisas e experiências? E isso tirou a sua vivacidade e motivação para várias coisas. Você tem tudo para ser feliz: boas condições de vida, uma família, um emprego, etc. Mesmo assim a vida não tem o mesmo gosto que tinha tempos atrás. O espaço do atendimento psicológico é diferente de tudo que você já viu. Ao conversar com o profissional, você descobrirá coisas que nunca imaginou – tudo isso dentro de você mesmo. Reveladas a você novamente.
Você sofre por antecipação
Você sofre antes das coisas acontecerem? Tem pensamentos que uma catástrofe irá acontecer no futuro? Caso tenha um compromisso social para ir, você fica pensando no que deve vestir, e como deverá se comportar na festa para tudo ficar bem. Ou talvez sofra com prazos no trabalho, com provas na faculdade ou quando espera uma resposta de alguém. Saiba que o trabalho do psicólogo é te ajudar a trazer sua vivência para o presente, e parar de viver tanto no futuro e de forma negativa.
Tem aquela coisa que você não consegue parar de pensar
Pode ser um trauma, uma vergonha passada, uma culpa que você carrega, dentre outras possibilidades. Existe uma experiência na qual você não consegue para de pensar, mesmo tentando com todas as forças? Você já tentou falar sobre ele com um profissional que não irá fazer nenhum tipo de julgamento moral e não irá criticar você? Além disso, também irá ter empatia com você e buscar entender –e fazer você também entender. Este profissional é o psicólogo. Ele te ajudará a não ficar carregando esta experiência ruim na sua vida. E tudo isso em completo sigilo.
Você tem dores ou tensões inexplicáveis no corpo
O bem-estar mental influencia no bem-estar físico e vice-versa. Se você tem dores de cabeça, de estômago ou nas costas inexplicáveis – daquelas que você já foi a todo tipo de médico e não encontrou razão – sabia que um psicólogo pode te ajudar? O cuidado com a saúde mental levará à mudanças benéficas para as dores que você nunca conseguiu curar.
Ninguém te entende
Você já tentou falar sobre seus problemas com várias pessoas, mas ninguém parece entender qual é o cerne de suas queixas e reclamações. O psicólogo se orienta por teorias e técnicas psicológicas formuladas para ajudar qualquer pessoa. Quando você se ampara neste trabalho profissional, você obterá clareza como nunca teve antes. E também descobrirá a compreensão nunca encontrada antes por outra pessoa.
Você já procurou saber o que o psicólogo faz
Você já procurou no Google informações sobre psicologia, com a finalidade de resolver seus problemas e angústias. Embora, ainda assim, não parece ser suficiente para a vida melhor que você procura. Saiba que dificilmente será suficiente pois para o trabalho da psicologia ser bem sucedido, ele requer presença, compromisso e diálogo.
Se identificou com algum item? Entre em contato para dúvidas e agendamentos. Ficarei feliz em ajudar!
Márcia Alves Hening
Psicóloga (CRP 07/28377)
Rua Sete de Setembro, 1034 - Cerro Largo/RS
Fone/Whats: (55) 9.9625.5146 (ou clique AQUI)