Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 22/09/2020 12:02:47

Região das Missões segue na bandeira vermelha

Cerro Largo adotará os protocolos da cogestão
Mapa definitivo da 20ª rodada do Distanciamento Controlado

O mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado chega à 20ª rodada com quatro regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto), depois da análise dos oito recursos enviados por associações de municípios e regiões. As outras 17 regiões estão classificadas em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

As regiões de Novo Hamburgo, Santo Ângelo/Missões e Cruz Alta foram preliminarmente classificadas em vermelho e tiveram seus recursos indeferidos pelo Gabinete de Crise. As três somam-se à região de Porto Alegre, que não enviou pedido.

Todas as quatro regiões em vermelho já adotam protocolos próprios. A possibilidade de cogestão, com adoção de protocolos estabelecidos pelas associações regionais, está vigente desde a 14ª rodada do Distanciamento Controlado.

A divulgação das bandeiras definitivas, que ficam vigentes da 0h desta terça-feira (22/9) até as 23h59 da próxima segunda-feira (28/9), foi feita ontem (21/9) por meio de material publicado no portal de notícias do Governo do Estado.

Regra 0-0

Depois da análise de recursos, o Estado ficou com 58 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 31,8% da população gaúcha (3.602.469 habitantes).

Desse total, 19 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente 0,9% da população gaúcha (104.037 habitantes).

As prefeituras dessas cidades se adequam à chamada Regra 0-0 e podem, portanto, adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, por meio de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.

Nas Missões, os municípios que se enquadram na Regra 0-0 são os seguintes:
Bossoroca;
Caibaté;
Dezesseis de Novembro;
Eugênio de Castro;
Garruchos;
Rolador;
Salvador das Missões;
São Miguel das Missões;
São Pedro do Butiá;
Ubiretama; e
Vitória das Missões.

Cerro Largo em cogestão

Além dos 11 municípios beneficiados pela Regra 0-0, as demais cidades missioneiras obedecerão as regras da cogestão.

De acordo com o assessor jurídico do Município de Cerro Larg, advogado Alessandro Berwanger, "em resumo, as atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços não se alteram, pois a cogestão utiliza a grande maioria dos protocolos da bandeira laranja".

Fonte: Governo do Estado / Luis Henrique Franqui
coronavírus
covid-19
governo do rs
distanciamento controlado
cogestão

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp