Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 07/05/2021 12:11:47

63,6 mil doses de CoronaVac chegam ao RS neste sábado

No Rio Grande do Sul, 430 mil pessoas precisam completar o calendário de imunização
Crédito: Divulgação

Um lote com 63,6 mil doses da vacina CoronaVac deve chegar ao Rio Grande do Sul neste sábado (8/5). A previsão é de que o avião pouse em Porto Alegre às 6h05min com os imunizantes contra a Covid-19.

A quantidade deverá ser inteiramente destinada à aplicação de segunda dose, que já sofre atraso superior a uma semana para diversas pessoas no Estado. Na Capital, uma pequena quantidade foi disponibilizada e se esgotou ainda na quarta-feira.

Quantidades maiores do imunizante da Astrazeneca chegaram ao RS ao longo da semana. Estes seguirão sendo aplicados como primeira dose e até a próxima semana devem abarcar o grupo de pessoas com comorbidades a partir dos 33 anos.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforçou durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e dos municípios, que os gestores municipais não guardem vacinas da Coronavac em estoque, e utilizem tudo que possuem para a aplicação da segunda dose em quem recebeu a primeira, há 28 dias ou mais.

Também ressaltou que os municípios não devem, por conta própria, desobedecer a fila de grupos prioritários definida pela Ministério da Saúde, passando outras pessoas à frente. "Todos merecem vacina, ninguém é mais importante que os outros, mas precisamos, juntos, priorizar a vacinação de quem está mais exposto à complicações, internações e óbitos", defendeu. "Ao proteger uma gestante, estamos protegendo duas vidas", acrescentou.

SEGUNDA DOSE DE CORONAVAC

Em meio ao alerta do Instituto Butantan de que todo o volume de insumos recebidos da China para a produção da Coronavac será utilizado até a próxima sexta-feira, com risco de suspensão da manufatura de vacinas, o governo do Rio Grande do Sul informou que o Estado precisa de 232.090 doses deste imunizante para completar o calendário vacinal de quem recebeu a primeira injeção em março.

São 8.690 para idosos que receberam doses da remessa distribuída no dia 20 de março. Também há necessidade de 223.400 doses para aqueles inoculados com a D1 da remessa distribuída no dia 26 de março.

Além disso, no dia 30 de abril venceu o intervalo de 28 dias de mais 200.840 doses distribuídas no dia 2 de abril. Por conta desse cenário, a média diária de aplicações iniciais caiu no Estado: em março, ela era de 32,6 mil, enquanto em abril o número baixou para 26,8 mil.

Conforme dados do painel de vacinação do governo gaúcho (de hoje, 7 de maio), 1.018.546 pessoas já receberam a segunda dose da Coronavac ou da Astrazeneca/Oxford, totalizando 19,4% dos grupos prioritários. Outras 2.419.154 tiveram apenas a injeção inicial – o valor inclui o imunizante da Pfizer/BioNTech, que começou a integrar o Programa Nacional de Imunização nesta semana.

Fonte: Correio do Povo / Luis Henrique Franqui
vacinação
vacina
coronavírus
covid 19
coronavac
oxford
astrazeneca
pfizer
bioNTech

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp