Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 07/08/2024 12:00:33

Dieta cetogênica ajuda a perder peso

Mas pode elevar o colesterol, aponta estudo no Reino Unido
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Freepik)

Estudo feito por pesquisadores do Reino Unido também descobriu que a dieta pode reduzir a quantidade de bactérias intestinais boas para a saúde

A dieta cetogênica — caracterizada pelo baixo consumo de carboidratos e alto teor de proteínas e gorduras — pode ajudar na perda de peso, mas, por outro lado, pode aumentar os níveis de colesterol ruim e reduzir a quantidade de bactérias intestinais benéficas para a saúde. Os achados são de estudo feito por pesquisadores da Universidade de Bath, do Reino Unido, e publicado no Cell Reports Medicine na segunda-feira (5).

Essa dieta é definida pela baixa ingestão de carboidratos, ou seja, é um tipo de dieta low carb. O consumo desse macronutriente — presente em alimentos como batata, arroz, mandioca e massas — é limitado a 20% da alimentação diária. Os outros 80% devem ser compostos por proteínas e gorduras boas, como peixe, frango, ovo, óleo de coco, castanhas, azeite e abacate.

Para entender se a dieta cetogênica era realmente benéfica para a saúde, pesquisadores do Centro para Nutrição, Exercício e Metabolismo da Universidade de Bath acompanharam 53 adultos saudáveis por 12 semanas.

Os participantes foram divididos em diferentes grupos conforme a dieta que foram instruídos a seguir: dieta moderada em açúcar (controle), dieta com baixo teor de açúcar (menos de 5% das calorias vindas do ingrediente) ou uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos (menos de 8% das calorias vindas desse macronutriente).

De acordo com o estudo, a dieta cetogênica aumentou os níveis de colesterol, particularmente em partículas LDL (o colesterol "ruim") de tamanho pequeno e médio. Além disso, esse tipo de alimentação aumentou a concentração de apolipoproteína B (apoB), que causa acúmulo de placas de gordura nas artérias. Por outro lado, a dieta com baixo teor de açúcar reduziu significativamente o colesterol ruim.

A dieta cetogênica também reduziu a quantidade de bactérias intestinais benéficas, como as Bifidobactérias, que são frequentemente encontradas em alimentos probióticos e são responsáveis pela produção de vitamina B e por inibir patógenos e bactérias nocivas à saúde. A dieta com restrição de açúcar não impactou significativamente a composição do microbioma intestinal.

Em contraste, o estudo descobriu que a dieta cetogênica reduziu a intolerância à glicose, e, consequentemente, o risco de diabetes tipo 2. Além disso, ambas as dietas levaram a uma perda de peso: a cetogênica resultou a uma perda de peso média de 2,9 kg de massa gorda por pessoa, enquanto a dieta com restrição de açúcar resultou em uma perda média de 2,1 kg de massa gorda por pessoa em 12 semanas. Os pesquisadores também notaram que a dieta cetogênica causou mudanças no metabolismo de gordura.

No entanto, apesar de a dieta cetogênica poder contribuir para o emagrecimento, os pesquisadores consideram as descobertas preocupantes, principalmente no que diz respeito ao colesterol.

 

Fonte: CNN Brasil
alimentação
dieta
cetogênica
low carb
emagrecimento
colesterol

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp