O governo do Estado começou, na tarde de ontem (14/3), a distribuição de 60 respiradores comprados com a finalidade de ampliar a rede de leitos de UTI SUS para atendimento de pacientes Covid.
Os equipamentos, adquiridos da empresa Leistung, chegaram a Porto Alegre na noite de sábado (13/3), transportados desde Jaraguá do Sul (SC) por equipes da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Ao longo do dia, serão distribuídos 33 aparelhos para hospitais de Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Erechim, Osório, Sapiranga, Santiago, São Jerônimo e Garibaldi. Os hospitais enviaram representantes para a retirada dos equipamentos na Divisão de Suprimentos da SES.
O restante será encaminhado ao longo da semana. Até o meio da tarde, instituições hospitalares de Santiago, Cachoeira do Sul, São Jerônimo e Erechim já haviam feito a retirada.
"Os equipamentos vão para hospitais que têm condições de abrir imediatamente novos leitos de UTI, com estrutura e equipes completas para que já colocá-los em uso", explicou a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Fagundes.
O investimento do Estado na compra emergencial foi de R$ 3,6 milhões, oriundos de recursos federais destinados para a saúde.
HOSPITAIS QUE RECEBERAM EQUIPAMENTOS NO SÁBADO
- Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves: 2 respiradores;
- Hospital São Pedro, de Garibaldi: 4;
- Hospital de Caridade, de Cachoeira do Sul: 5;
- Hospital Santa Terezinha, de Erechim: 6;
- Hospital São Vicente de Paulo, de Osório: 3;
- Hospital de Sapiranga: 5;
- Hospital de Santiago: 5;
- Hospital de Caridade, de São Jerônimo: 3.